Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/17842

TitleSCEUR - Serviço Centralizado de Estatísticas de Utilização de Repositórios
Author(s)Silva, Hélder de Jesus Almeida da
Ramalho, José Carlos
Ferreira, Miguel
KeywordsSCEUR
Estatísticas
OAI-PMH
ContextObjects
Utilização
KEEPS
Repositórios
DSpace
Issue date2011
Abstract(s)Os repositórios institucionais são uma ferramenta de referência incontornável no processo de investigação científica, constituindo atualmente um indicador da maior importância no cálculo do ranking das melhores universidades do mundo. Atualmente em Portugal, presenciamos a uma mudança de paradigma no que diz respeito à organização e gestão de repositórios institucionais. Passamos do repositório isolado, gerido apenas no contexto da sua instituição acolhedora, para um contexto de consórcio onde vários repositórios cooperam, partilhando ideias, políticas e tecnologias, contribuindo deste modo para o crescimento do conhecimento das comunidades em que estão inseridos. Com esta mudança de paradigma, torna-se relevante explorar os desafios de gestão que o novo contexto apresenta. Para gerir de forma eficaz um consórcio, é fundamental a existência de indicadores que auxiliem na tomada de decisão por parte dos gestores do consórcio, administradores dos repositórios e que atendam às necessidades de informação que as entidades de fomento possuem no que diz respeito ao impacto dos seus investimentos em cultura, investigação, inovação e desenvolvimento. Um conjunto de indicadores da maior importância diz respeito a estatísticas de utilização dos repositórios. Por estatísticas de utilização entende-se toda a informação respeitante a ações de utilização do sistema por parte dos seus utilizadores, e.g. visualizações de metadados, downloads, depósitos de novos documentos, alterações efectuadas a metadados, etc. Para um gestor de topo, conhecer a utilização que um repositório está a ter e poder comparar esses valores com os vários repositórios participantes no consórcio é uma ferramenta fundamental para determinar os pontos críticos onde é necessário reforçar investimentos, criar novas políticas ou desenvolver novas ações de formação/promoção.
TypeoralPresentation
DescriptionComunicação apresentada na "2.ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto", Rio de Janeiro, Brasil, 24-25 Novembro 2011.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/17842
Peer-Reviewedno
AccessopenAccess
Appears in Collections:KEEPS - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SCEUR_CONFOA11.pdfComunicação feita14,15 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis