Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/17790

TitleCaracterização de um programa de intervenção nas dificuldades iniciais de leitura e de escrita
Author(s)Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira
Ribeiro, Iolanda da Silva
KeywordsLeitura
Escrita
Dificuldades de aprendizagem
Intervenção precoce
Reading
Writing
Learning difficulties
Early intervention
Issue date2010
Abstract(s)A intervenção precoce nos alunos que apresentam dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura e da escrita apresenta-se como uma das variáveis preditoras do sucesso das intervenções educativas. Neste poster apresenta-se um programa de intervenção estruturado construído visando crianças com dificuldades específicas na aprendizagem da leitura/escrita sinalizadas numa fase precoce. O programa foi implementado ao longo de 15 sessões, com a duração aproximada de 60 minutos. O treino da descodificação foi realizado a partir da exploração de livros, de forma a associar a descodificação e a compreensão leitora. Cada sessão incluía a audição de uma música, baseada nas sílabas treinadas na sessão, a leitura e exploração de uma história, o treino da leitura e escrita de sílabas, o registo do desempenho leitor de cada aluno e um jogo tradicional, o qual implicava a discriminação auditiva das sílabas trabalhadas na sessão. Gradualmente, foi introduzido o treino da leitura e escrita de palavras constituídas pelas sílabas treinadas anteriormente e de frases formadas por estas palavras. O treino da leitura e da escrita foi baseado em diferentes procedimentos. Utilizou-se uma metodologia multissensorial, que possibilita a interacção das diferentes modalidades sensoriais como forma de fortalecer a aprendizagem (Defior, 1996; Thomson, 1992) e o método das leituras repetidas. A dimensão compreensiva da leitura foi contemplada através da leitura de histórias. A literatura tem referenciado esta actividade como fundamental na promoção das capacidades ao nível cognitivo, linguístico e afectivo (Morais, 1997; Viana, 2001). Por outro lado, a investigação demonstra uma relação positiva entre a leitura de histórias e a aprendizagem da leitura e da escrita (Villas-Boas, 2002).
The early intervention on students who have difficulties in the initial learning of reading and writing presents as a predictive variables of the success of educational interventions. In this poster we present a structured intervention program built for children with specific difficulties in learning to read and write, identified in early stage. The program was implemented over of 15 sessions, with a duration of approximately 60 minutes. The decoding was worked by exploitation of books, in intend to associate decoding and comprehension. Each session included the hearing of a song based on syllables worked in the session, the reading and exploration of a story, the training of reading and writing of syllables, the individual record of performance in a reading task, and a traditional game, which required the auditory discrimination of the syllables worked in the session. Gradually, we introduce the training of reading and writing words formed by previously worked syllables and phrases formed by these words. The training of reading and writing was based on different procedures. We use a multissensorial methodology, which enables the interaction of different sensory modalities as a way of strengthening the learning (Defior, 1996; Thomson, 1992) and a method of reading repeated. The dimension of the comprehensive reading was contemplated by reading stories. The literature has referenced this activity as crucial in the promotion of cognitive, language and emotional capacities (Morais, 1997; Viana, 2001). Moreover, research shows a positive relationship between the reading of stories and learning of reading and writing (Villas-Boas, 2002).
TypeAbstract
URIhttp://hdl.handle.net/1822/17790
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Comunicações


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID