Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/17738

TitleA memória como património : da narrativa à imagem
Author(s)Cunha, Luís
KeywordsFronteira
Contrabando
Memória social
Patrimonialização
Issue date2010
PublisherInstitut Català D'antropologia. Icaria Editorial
Abstract(s)Neste testo vai interessar-me perceber de que forma os lugares de fronteira passam por processos de patrimonialização - que podemos entender aqui como um investimento que espera retorno, ainda que este possa não se restringir a uma compensação material. Importa ter presente, desde logo, que essa patrimonialização a que aludimos constitui uma reformulação da fronteira enquanto recurso. De facto, tanto através da criação de rotas do contrabando ou de museus, como através da promoção de uma certa ideia de “cultura raiana”, é proposto um produto e são criadas condições propiciais ao seu consumo. Mas este não é o único aspecto da questão, já que, por outro lado, a patrimonialização pode e deve ser vista como um processo de gestão da memória social. Certamente que também deste ponto de vista estamos perante a utilização da fronteira como um recurso, neste caso de natureza mais simbólica que material, mas nem por isso menos importante para a vida da comunidade. Em qualquer dos casos, esta reconfiguração da fronteira não pode ser desligada de um quadro mais amplo que importa ter presente, exactamente o da predominância de narrativas que sugerem ou obrigam a um reposicionamento face a marcadores identitários tão fortes como a região, a língua ou a pertença nacional.
TypeBook part
DescriptionTrabalho produzido no âmbito do V Encontro Ibérico de Antropólogos, que ocorreu em setembo de 2009 na cidade catalã de Seu d'Urgell.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/17738
ISBN978-84-9888-272-8
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters
CRIA-UMinho - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 A memória como património - publicação.pdf359,2 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID