Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/17479

TitleA divulgação voluntária dos intangíveis e as imagens nos relatórios e contas : o caso da EDP - Energias de Portugal, SA
Author(s)Azevedo, Paula Alexandra Abreu Cardoso
Advisor(s)Oliveira, Lídia
Issue date2011
Abstract(s)Apesar de os investigadores não prestarem ainda muita atenção à contabilidade como produtora de imagens e de haver a tendência para estudá-la como números e texto (Quattrone, 2009), as imagens são parte integrante dos relatórios anuais das empresas e representam a forma como as empresas querem mostrar-se aos diferentes públicos (Preston et al., 1996). Consequentemente, o conservadorismo no tratamento dos intangíveis pela contabilidade, dadas as restrições ao reconhecimento de muitos dos elementos intangíveis como activo, comummente apresentados como fontes de criação de valor para as empresas, tem contribuído para o encorajamento da divulgação voluntária do capital intelectual (ver Meritum, 2001; Zambon, 2003; Comissão Europeia, 2006; Oliveira, 2008). A informação sobre capital intelectual pode ser vista como um processo de criação de uma história que dá a conhecer como a empresa cria valor para os seus stakeholders. Este relato pode ser feito através da combinação de números, narrativas e visualizações (Comissão Europeia, 2006). Com base no quadro teórico da teoria da gestão das impressões, teoria da legitimidade e teoria dos stakeholders, pretendeu-se compreender a informação divulgada sobre os intangíveis divulgados pelas empresas através do uso das imagens nos relatórios e contas, tendo sido utilizado o estudo de caso da empresa EDP – Energias de Portugal, S.A. durante o período 1990 a 2009. A EDP utilizou uma estratégia de comunicação através das imagens para ganhar legitimidade, salientando a sua identidade, responsabilidade social, produtos/serviços, gestão, desenvolvimento do negócio, clientes/consumidores, trabalhadores, história/reputação, governo corporativo, mercados e aspirações futuras. Verificou-se que a maior parte das imagens divulgadas representavam atributos intangíveis. De facto, o meio de comunicação visual parece ser útil na divulgação dos intangíveis, em especial dos não reconhecidos nas demonstrações financeiras.
Although researchers still do not pay much attention to accounting as a producer of images, maintaining the tendency to study it as numbers and text (Quattrone, 2009), images are an integral part of companies’ annual reports and represent the way companies want to present themselves to different audiences (Preston et al., 1996). Consequently, the conservatism in the accounting treatment of intangibles, given the restrictions on the recognition of many of the intangibles as assets, commonly presented as sources of value creation for companies, has contributed to encourage the voluntary disclosure of intellectual capital (see Meritum, 2001; Zambon, 2003; European Commission, 2006; Oliveira, 2008). Information on intellectual capital can be seen as a process of creating a story which brings out how the company creates value for its stakeholders. Such a report can be done through a combination of numbers, narratives and views (European Commission, 2006). Based on the management impression, legitimacy and stakeholders’ theories, we sought to understand the disclosed information about intangibles by companies through the use of images in the annual reports, using the case study of EDP – Energias de Portugal S.A., from 1990 to 2009. EDP used a communication strategy through visual images to create legitimacy, emphasizing its identity, social responsibility, products/services, management, clients/consumers, business development, workers, history/reputation, corporate governance, markets and future aspirations. Most of the images presented in their annual reports symbolize intangible attributes. In fact, the resource of visual communication seems to be useful to intangibles reporting, especially to intangibles not recognized in the financial statements.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Contabilidade
URIhttp://hdl.handle.net/1822/17479
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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