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dc.contributor.authorFreitas, Elisabete F.-
dc.contributor.authorPaulo, Joel-
dc.contributor.authorCoelho, J. L. Bento-
dc.date.accessioned2012-02-22T15:10:31Z-
dc.date.available2012-02-22T15:10:31Z-
dc.date.issued2008-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/17346-
dc.description.abstractA classificação acústica de pavimentos rodoviários tem sido abordada em diversos países europeus, sendo essencial para o controlo do ruído rodoviário. Este artigo apresenta uma primeira abordagem à avaliação das superfícies rodoviárias portuguesas, tendo por objectivo estabelecer linhas de orientação para o apoio às estratégias de redução do ruído e constituir a base de um sistema de classificação de superfícies de pavimentos rodoviários. Das superfícies de pavimentos avaliadas, destacam-se as superfícies com betume modificado com borracha e com granulometria optimizada. O ruído de contacto pneu-pavimento gerado pela passagem de veículos ligeiros e pesados foi medido usando o método de “Passagem Controlada”. Três tipos de superfícies foram ainda avaliados pelo método da “Proximidade Imediata”. Com base no nível máximo de ruído foi estabelecido um ranking, do qual resultou a identificação de três grupos de pavimentos com comportamento acústico semelhante, apresentando diferenças de emissão de ruído que em alguns casos podem atingir 10 dB(A).por
dc.description.abstractThe acoustical classification of road pavements, which is essential to control traffic noise, has been addressed in many European countries. This paper presents a first approach to the assessment of Portuguese road surfaces, aiming at establishing guidelines to support noise abatement policies and to constitute the basis of a road noise classification system. From the set of assessed road surfaces, the ones with rubberized asphalt and with an optimized grading were emphasized. The tyre/surface noise generated by light vehicles and heavy vehicles was measured by the Controlled Pass-By method. Three types of surfaces were assessed by the Close ProXimity method. The maximum noise levels measured were used to establish a ranking, from which three groups with similar acoustical behaviour were identified. In some cases, noise level differences can attain 10 dB(A).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Coimbrapor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectRuído rodoviáriopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectClassificaçãopor
dc.subjectPassagem controladapor
dc.subjectProximidade imediatapor
dc.subjectTraffic noisepor
dc.subjectAssessmentpor
dc.subjectClassificationpor
dc.subjectControlled pass-bypor
dc.subjectClose proximitypor
dc.titleAvaliação do desempenho acústico de pavimentos rodoviáriospor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.publicationstatuspublishedpor
sdum.event.date20 - 22 Out. 2008por
degois.publication.locationCoimbra, Portugalpor
degois.publication.titleAcústica 2008por
sdum.conferencePublicationAcústica 2008por
Appears in Collections:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

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