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TítuloAvaliação do desempenho acústico de pavimentos rodoviários
Autor(es)Freitas, Elisabete F.
Paulo, Joel
Coelho, J. L. Bento
Palavras-chaveRuído rodoviário
Avaliação
Classificação
Passagem controlada
Proximidade imediata
Traffic noise
Assessment
Classification
Controlled pass-by
Close proximity
DataOut-2008
EditoraUniversidade de Coimbra
Resumo(s)A classificação acústica de pavimentos rodoviários tem sido abordada em diversos países europeus, sendo essencial para o controlo do ruído rodoviário. Este artigo apresenta uma primeira abordagem à avaliação das superfícies rodoviárias portuguesas, tendo por objectivo estabelecer linhas de orientação para o apoio às estratégias de redução do ruído e constituir a base de um sistema de classificação de superfícies de pavimentos rodoviários. Das superfícies de pavimentos avaliadas, destacam-se as superfícies com betume modificado com borracha e com granulometria optimizada. O ruído de contacto pneu-pavimento gerado pela passagem de veículos ligeiros e pesados foi medido usando o método de “Passagem Controlada”. Três tipos de superfícies foram ainda avaliados pelo método da “Proximidade Imediata”. Com base no nível máximo de ruído foi estabelecido um ranking, do qual resultou a identificação de três grupos de pavimentos com comportamento acústico semelhante, apresentando diferenças de emissão de ruído que em alguns casos podem atingir 10 dB(A).
The acoustical classification of road pavements, which is essential to control traffic noise, has been addressed in many European countries. This paper presents a first approach to the assessment of Portuguese road surfaces, aiming at establishing guidelines to support noise abatement policies and to constitute the basis of a road noise classification system. From the set of assessed road surfaces, the ones with rubberized asphalt and with an optimized grading were emphasized. The tyre/surface noise generated by light vehicles and heavy vehicles was measured by the Controlled Pass-By method. Three types of surfaces were assessed by the Close ProXimity method. The maximum noise levels measured were used to establish a ranking, from which three groups with similar acoustical behaviour were identified. In some cases, noise level differences can attain 10 dB(A).
TipoconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/17346
Arbitragem científicayes
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

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