Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/17101

TitlePercursos na criação dramática : relato e análise de um projecto de intervenção pedagógica no ensino superior
Author(s)Antunes, Carla Pires
KeywordsCriação
Dramatização
Texto dramático
Issue date2009
PublisherUniversidade de Uberaba (UNIUBE)
JournalRevista Profissão Docente
Abstract(s)As alterações sociais provocadas pelos movimentos migratórios dos últimos anos acarretaram consigo profundas mudanças na dinâmica das escolas, onde crianças de diversas nacionalidades foram sendo inseridas. Este novo desafio para os professores deverá suscitar a adaptação criativa do currículo a essa nova realidade que se prende com a heterogeneidade étnico - cultural das escolas portuguesas. O objectivo do nosso estudo foi a análise de um processo de criação de um texto colectivo e a sua dramatização por um grupo de alunos da disciplina de opção de Expressão Dramática do 3º ano da Licenciatura em Ensino Básico, 1.º ciclo. Pela criação, recriação e improvisação dramática procurou-se a diversidade, a imaginação, a criatividade, o espírito de iniciativa, o espírito crítico, a autonomia. Estes são atributos essenciais que a escola deverá estimular em benefício do desenvolvimento individual dos seus alunos, de projectos comuns de cooperação e da construção social interactiva.
During the last years, migration flows generated social changes on schools daily life. The coexistence on the same class of students with different nationalities challenges teachers to adapt creatively the curricula in order to deal with this diversity of cultural backgrounds. In this study, we support that artistic projects create life sharing experiences, valuing them as key idea to the creation of dramatic plots. Its purpose was the analysis of a creation process of a text and its theatrical performance. It was developed with students of the 3rd year of Higher Degree for Primary School Teachers, in an optional “Drama” class. Along the process, we intend to develop creativity, imagination, initiative, criticism and autonomy. These are the essential attributes that school should stimulate promoting artistic collaborative projects.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/17101
ISSN1519-0919
Publisher versionwww.uniube.br/propep/mestrado/revista/
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9924 Revista Profissão Docente.pdf
  Restricted access
Documento principal514,79 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID