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TítuloAs relações de poder na escola pública : dos normativos aos discursos organizacionais
Autor(es)Fernandes, Amália Cândida Goçalves
Orientador(es)Rocha, Maria Custódia Jorge da
Data2011
Resumo(s)Nesta investigação, de cariz qualitativo, e a partir de um estudo de caso, tenta-se reconhecer o potencial que as relações de poder têm em contexto escolar. Para isso, temos em conta diversos quadros sociológicos e organizacionais de análise teórica, alguns dos documentos externos e internos com os quais se pretende regular o funcionamento da escola e, sobretudo, damos voz aos alunos, aos professores, aos representantes dos pais e aos assistentes operacionais. As relações de poder são por nós vistas como capazes de engendrar configurações organizacionais escolares burocráticas, ambíguas e políticas, em maior ou menor grau. As relações de poder são por nós também analisadas a partir da sua possibilidade de reforço das estruturas vigentes das relações hierárquicas e assimétricas de poder que se verificam entre os actores organizacionais e, simultaneamente, da possibilidade que estes têm de resistir ao poder normativo, mais que não seja pelo não cumprimento do que está legalmente estipulado ou pela transgressão ao que consideram não estar de acordo com as suas expectativas escolares. Em suma, com esta investigação pretendemos analisar algumas das dinâmicas organizacionais escolares contribuindo, de algum modo, para o aprofundamento da discussão sobre as finalidades da escola pública.
In this qualitative research, based on a case study, we attempt to recognize the potential of power relations in the school context. To do this, we regard various sociological and organizational frameworks of theoretical analysis, some of the external and internal documents with which one intends to regulate schools and, above all, we give voice to students, teachers, parent representatives and assistants. We argue that power relations influence organizational settings, which can be bureaucratic, ambiguous and political, in a greater or lesser degree. Power relations are also analyzed from their possibilities to reinforce the existing hierarchical and asymmetric power relations. However, organizational actors may resist to the normative power, by non-compliance to what is legally stipulated. They may also break what they consider not being consistent with their educational expectations. Therefore, with this research we intend to analyze some of the organizational dynamics of school, contributing for further discussion about the purpose of public school.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17010
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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