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https://hdl.handle.net/1822/17010
Título: | As relações de poder na escola pública : dos normativos aos discursos organizacionais |
Autor(es): | Fernandes, Amália Cândida Goçalves |
Orientador(es): | Rocha, Maria Custódia Jorge da |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Nesta investigação, de cariz qualitativo, e a partir de um estudo de caso, tenta-se
reconhecer o potencial que as relações de poder têm em contexto escolar.
Para isso, temos em conta diversos quadros sociológicos e organizacionais de análise
teórica, alguns dos documentos externos e internos com os quais se pretende regular o
funcionamento da escola e, sobretudo, damos voz aos alunos, aos professores, aos
representantes dos pais e aos assistentes operacionais.
As relações de poder são por nós vistas como capazes de engendrar configurações
organizacionais escolares burocráticas, ambíguas e políticas, em maior ou menor grau.
As relações de poder são por nós também analisadas a partir da sua possibilidade de
reforço das estruturas vigentes das relações hierárquicas e assimétricas de poder que se
verificam entre os actores organizacionais e, simultaneamente, da possibilidade que estes têm
de resistir ao poder normativo, mais que não seja pelo não cumprimento do que está legalmente
estipulado ou pela transgressão ao que consideram não estar de acordo com as suas
expectativas escolares.
Em suma, com esta investigação pretendemos analisar algumas das dinâmicas
organizacionais escolares contribuindo, de algum modo, para o aprofundamento da discussão
sobre as finalidades da escola pública. In this qualitative research, based on a case study, we attempt to recognize the potential of power relations in the school context. To do this, we regard various sociological and organizational frameworks of theoretical analysis, some of the external and internal documents with which one intends to regulate schools and, above all, we give voice to students, teachers, parent representatives and assistants. We argue that power relations influence organizational settings, which can be bureaucratic, ambiguous and political, in a greater or lesser degree. Power relations are also analyzed from their possibilities to reinforce the existing hierarchical and asymmetric power relations. However, organizational actors may resist to the normative power, by non-compliance to what is legally stipulated. They may also break what they consider not being consistent with their educational expectations. Therefore, with this research we intend to analyze some of the organizational dynamics of school, contributing for further discussion about the purpose of public school. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/17010 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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