Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/1693

TitleAtrito e desgaste de compósitos carbono-carbono em deslizamento como pares dissemelhantes
Author(s)Gomes, J. R.
Silva, O. M.
Pardini, L. C.
Silva, C. M.
Silva, R. F.
KeywordsAtrito
Desgaste
Compósitos carbono-carbono
Deslizamento
Tribologia
Issue dateSep-2003
CitationCONGRESSO IBÉRICO DE TRIBOLOGIA, 2, Valência, 2003 - “IBERTRIB : Congresso Ibérico de Tribologia : actas”. [S.l. : s.n., 2003]. ISBN 84-9705-494-6. p. 227-234.
Abstract(s)Este trabalho é dedicado à análise das características do atrito e desgaste de compósitos carbono-carbono unidireccionais e bidireccionais em deslizamento como pares dissemelhantes na geometria pino-disco, tendo em conta a influência da velocidade de deslizamento (0.5v3.5 ms-1) e da temperatura de teste (22ºCT600ºC). No que respeita aos parâmetros tribológicos, o coeficiente de atrito caracterizou-se por valores próximos de 0.25 para o deslizamento à temperatura ambiente e diminuiu para aproximadamente 0.1 para os testes acima da temperatura ambiente. A amplitude de variação do coeficiente de atrito aumentou com a velocidade e foi praticamente nula para o deslizamento acima da temperatura ambiente. Para o coeficiente de desgaste foram obtidos valores inferiores a 10-6 mm3N-1m-1 para o deslizamento à temperatura ambiente e baixa velocidade, mas foi observada elevada degradação superficial para condições extremas de velocidade de deslizamento ou de temperatura de teste. A perda da resistência ao desgaste dos compósitos carbono-carbono foi devida essencialmente a mecanismos de fractura superficial e descoesão fibra-matriz.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/1693
ISBN84-9705-494-6
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DEM - Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JR Gomes_42.pdf919,19 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID