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dc.contributor.advisorMelo, Maria do Céu-
dc.contributor.advisorSilva, Ana Francisca de A. R. de Azevedo e-
dc.contributor.authorCoelho, Bárbara Sarah Fernandes-
dc.date.accessioned2012-02-07T16:08:38Z-
dc.date.available2012-02-07T16:08:38Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/16883-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO presente Projecto de Intervenção Pedagógica supervisionada visa analisar a leitura e interpretação adoptadas pelos alunos perante cartazes políticos e gráficos, em contexto sala de aula. Colocámos a seguinte pergunta de investigação, cujas respostas pretendemos encontrar ao longo do estudo: Que tipo de leitura e interpretação os alunos adoptam perante cartazes políticos e gráficos respectivamente nas aulas de História e Geografia? Esta investigação foi implementada em contexto real de aprendizagem na Escola Secundária Alberto de Sampaio no concelho de Braga, numa turma do 11.ºano de escolaridade, do Curso das Ciências Socioeconómicas. A turma era composta por vinte e dois alunos, dos quais sete frequentavam a disciplina de História B e os restantes quinze a disciplina de Geografia A. Os alunos em questão apresentavam um médio a alto rendimento escolar nas respectivas disciplinas. A investigação foi enquadrada nos conteúdos programáticos das correspondentes áreas disciplinares, nos seguintes subtemas: «Da Revolução à estabilização da democracia» (História) e «A agricultura portuguesa e a política agrícola comum» e a «Revolução das telecomunicações e o seu impacto nas relações inter-territoriais» (Geografia). A selecção dos cartazes e gráficos terá sido realizada em função de dois critérios. Em primeiro lugar, escolhemos cartazes e gráficos que exigissem estratégias gráficas desafiantes para os alunos. Em segundo lugar, procurámos que essas fontes icónicas se enquadrassem nos conteúdos programáticos leccionados. Os instrumentos de recolha de dados adoptados foram fichas de trabalho que apresentavam um conjunto de questões ou apenas uma, a cada cartaz e gráfico, no sentido de orientar a desconstrução da imagem: planos, símbolos, legenda, códigos e figuras. O processo de análise procurou encontrar as comunalidades existentes nas respostas dos alunos às nossas questões, no que diz respeito à interpretação visual dos cartazes e gráficos e à convocação do conhecimento histórico e geográfico. Procurámos, assim, compreender o processo de análise e interpretação das fontes icónicas nas disciplinas de História e Geografia, reconhecendo a sua utilização como fonte e produção de conhecimento, com vista a enriquecer as investigações realizadas neste âmbito.por
dc.description.abstractThis educational project aims to analyze students‟ reading and interpretation of political posters and graphics in classroom contexts. We expected to find answers to the following research question: - What kind of reading and interpreting students perform facing political posters and graphics respectively in History and Geography lessons? This research was implemented in a real learning context at School Alberto Sampaio in Braga, a class of 11th grade /Social and Economic Sciences Course. The class comprised 22 students, seven of whom were attending the History B course and the remaining fifteen the Geography A course. The students had an academic achievement between medium to high level in both disciplines. It was implemented in the following curricula sub-themes: "From Revolution to democracy" (History), and "The Portuguese agriculture and the common agricultural policy" and "Telecommunications revolution and its impact on inter-territorial ' (Geography). The selection of posters and graphics has been made based on two criteria: a) they should challenging students‟ reading and interpretation; b) they have to fit accordingly to the syllabus taught. The data gathering instruments were worksheets presenting a set of questions or just one, for every poster /or graphics in order to guide the deconstruction of the image: plans, symbols, legends, codes and figures. The analysis procedures sought to find commonalities existing in students' answers to our questions, regarding the interpretation of visual signs and graphics and the convening of the historical and geographical knowledge. Therefore, we aim to understand the process of analysis and interpretation of the iconic sources in the disciplines of History and Geography, recognizing their status as a source and evidence of knowledge production in order to enrich the investigations conducted in this field.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.titleA leitura e interpretação de fontes iconográficas (cartazes políticos e gráficos) : um projecto com alunos do ensino secundáriopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc93:372.893por
dc.subject.udc372.893:93por
dc.subject.udc659.133por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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