Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/16585

TitleEstudo da divulgação de informação acerca da responsabilidade social empresarial
Author(s)Amorim, Vera Lúcia da Costa
Advisor(s)Brás, Maria Filomena Pregueiro Antunes
KeywordsDivulgação voluntária
Responsabilidade social
Euronext Lisboa
Relatório e contas
Relatório de sustentabilidade
Websites
Portugal
Voluntary disclosure
Social responsibility
Euronext Lisbon
Annual report
Sustainability report
Issue date2010
Abstract(s)Esta dissertação pretende estudar a divulgação de informação sobre a Responsabilidade Social por parte de 35 empresas portuguesas cotadas no Euronext Lisboa, durante o período de 2004 a 2008. Para tal, foi criado um índice onde constavam 5 categorias principais: o ambiente; a energia; os produtos e os clientes; os recursos humanos e; o envolvimento com a comunidade. Os meios de comunicação para a obtenção dos dados foram os relatórios e contas, os relatórios de sustentabilidade e os websites. A técnica utilizada foi a análise de conteúdo através da contagem de palavras. Os resultados mostram que no geral houve uma evolução positiva da divulgação da Responsabilidade Social. No entanto, a componente mais divulgada não foi a mesma nos três meios de comunicação, o mesmo acontece com as empresas que mais informações sobre a Responsabilidade Social divulgam, isto é, variam em função do meio de comunicação que estamos a analisar. No que diz respeito aos sectores, o sector dos utilities foi o sector que mais informação divulgou nos relatórios e contas e nos relatórios de sustentabilidade. Por sua vez o sector das telecomunicações foi o que mais informação divulgou nos websites. As variáveis dimensão e rendibilidade apresentam uma relação positiva e relativamente significativa com o Índice de Divulgação da Responsabilidade Social (IDRS), ou seja, quanto maior a dimensão e maior a rendibilidade de uma empresa, maior será a quantidade de informação sobre a Responsabilidade Social que a mesma divulgará. Por sua vez, o nível de endividamento tem uma correlação negativa mas pouco significativa. O ser auditado por uma das Big4 tem uma relação positiva com o índice de divulgação mas é praticamente insignificante.
This dissertation aims to study the Corporate Social Responsibility disclosure by 35 Portuguese companies listed on Euronext Lisbon, during the period 2004 to 2008. For such, an index was created, which contained five main categories: environment, energy, products and customers, and human resources, and involvement with the community. Data was collected from the annual reports, sustainability reports and websites. The technique used was content analysis by counting words. Overall, the results show that there is a positive evolution on Corporate Social Responsibility disclosure. However, the item most disclosed is not the same in all three media. The same happens with companies that disclose more information on Social Responsibility. As far as the industry is concerned, the utilities industry was the sector that more information disclosed in the annual reports, and in the sustainability reports. By the other hand, the telecommunications sector was the one who most information published on websites. The variables size and profits have a positive and significant relation with the Index of Social Responsibility Disclosure, ie, the larger size and greater profitability of a company, the greater the amount of information disclosed on Social Responsibility. In turn, debt has a negative but insignificant correlation. Although there is a positive relationship being audit by a Big4 company, this relationship is almost negligible.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Contabilidade
URIhttp://hdl.handle.net/1822/16585
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertaçao.pdf3,2 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID