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TitleTransferência de tecnologia para Spin-offs universitárias : estudo de casos
Author(s)Alves, Liliana Lima Lousinha
Advisor(s)Eiriz, Vasco
Faria, Ana Paula
KeywordsTecnologia
Patentes
Spin-offs
Universidades
Transferência
Technology
Patents
Universities
Transfer
Issue date2010
Abstract(s)A presente dissertação tem como tema de investigação a transferência de tecnologia sob a forma de patente para spin-offs universitárias. As singularidades desta transferência, relacionadas com o facto de o conhecimento ser gerado em âmbito académico, tornam este tema com interesse de investigação. Perceber quais as funções que os organismos universitários de apoio à transferência de tecnologia e empreendedorismo desempenham no processo; compreender as etapas do processo de transferência da tecnologia para spin-offs; identificar mecanismos de ligação à organização mãe; perceber o papel do financiamento universitário e externo no processo de transferência; identificar espaços de incubação da spinoff e compreender a sua posição em relação à incubação universitária são os objectivos desta investigação. Para alcançar os objectivos foram estudados quatro casos de transferência de patentes para spin-offs, pertencendo dois à Universidade do Minho e outros dois à Universidade do Porto. Como método fundamental de recolha de dados foram realizadas entrevistas aos organismos universitários de apoio à transferência de tecnologia e empreendedorismo, assim como a quatro académicos envolvidos na transferência de tecnologia para uma spin-off universitária. Dos dados obtidos concluiu-se que os organismos universitários de apoio das duas universidades estão mais presentes numa fase inicial do processo, diminuindo essa presença após a transferência da patente via licenciamento exclusivo para a spin-off. A partir daí a universidade encontra-se mais presente na spin-off através da marca universitária, importante na construção da rede de contactos. Dois dos casos tiveram financiamento de um grupo privado e outros dois financiamento de capital de risco. O financiamento mostrou-se importante para o desenvolvimento do produto, construção de instalações próprias e comercialização do produto. As divergências de conhecimentos e de opiniões entre financiador e académico, o “time-to-market” de tecnologias muito inovadoras, os custos associados à inovação, a conquista de credibilidade no mercado, a regulamentação da tecnologia e a crise financeira foram as principais dificuldades do processo referidas.
The subject of this research work is the technology transfer by patent to university spin-offs. The particularities of this transfer and the creation of new knowledge into academic field make this subject interesting to explore. Understand what the functions that play the universities‟ offices of technology transfer and to support entrepreneurship; comprehend the steps in the process of technology transfer to spin-offs; identify mechanisms for connection to the mother organization; understand the role of university and external funding in transfer process; identify incubation spaces of spin-off and understand its position relative to incubation university are the aims of this research. For achieve the aims were studied four cases of patent‟s transfer for spin-offs, belong two cases to Universidade do Minho and two cases to Universidade do Porto. The main method of data collection was the interviews with universities‟ offices of technology transfer and to support entrepreneurship as well as with academics connected to technology transfer to university spin-off. The data show that university offices of two universities are more present in the first steps, decreasing this presence after patent‟s transfer by exclusive license to spin-off. Since that, the university is more present in spin-off through university mark, very important in the construction of contact networks. In two cases the funding came from a private group and in other two cases the funding came from venture capital. The funding proved important to product development, to construct own installations and to commercialize the product. The differences of knowledge and opinions between financier and academic, the time to market of technologies very innovators, the costs of innovation, the achievement of credibility in market, the technology regulation and the financial crisis are the main difficulty in the process.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
URIhttp://hdl.handle.net/1822/16543
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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