Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16130

TítuloMarketing relacional: conceitos e desafios
Outro(s) título(s)Relationship marketing: concepts and challenges
Autor(es)Sarmento, Maria de Lurdes
Farhangmehr, Minoo
Cláudia, Simões
Palavras-chaveMarketing Relacional
Marketing Transaccional
Modelo de Interacção
Paradigma de marketing
DataSet-2008
Resumo(s)O presente artigo aborda a origem do marketing relacional contrapondo-o ao transaccional, considerado o paradigma de marketing dominante do século XX, baseado no marketing-mix e na escola funcionalista. Neste contexto, são sistematizadas as principais diferenças entre o marketing relacional e transaccional, apresentam-se várias definições de marketing relacional e analisam-se as circunstâncias que levaram ao surgimento deste conceito, nomeadamente abordando os dois principais eixos de investigação de onde emergiu: a Escola Nórdica de Serviços e o IMP – Industrial Marketing and Purchasing Group. Discute-se o marketing relacional numa perspectiva dual, mas aborda-se também a perspectiva de redes, que contempla o contexto e as relações adicionais em que os parceiros da relação dual estão envolvidos. Mostram-se ainda alguns conceitos intimamente relacionados com a aplicação do marketing relacional como a ênfase nos recursos e competências da empresa e a orientação para o cliente como filosofia de toda a organização. Por último, são sugeridos alguns desafios que se colocam ao marketing relacional no sentido de o mesmo poder vir a constituir-se como um paradigma com aspirações a uma possível teoria geral de marketing.
TipoDocumento de trabalho
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16130
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:iMARKE - Documentos de Trabalho / Working Papers

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WP Nr 1 - 2008.pdf
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