Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/16109

TitleO impacto que as imagens podem causar na sociedade global : a desconstrução como instrumento de análise
Author(s)Souza, Jurema Maria de
Advisor(s)Zagalo, Nelson
KeywordsAudivisual
Desconstrução
Imagem
Columbine
Manipulação
Deconstruction
Image
Manipulation
Issue date2011
Abstract(s)O objetivo principal deste trabalho é "analisar o efeito que as imagens podem causar nas pessoas, desde a forma como chega aos receptores com significados e significantes, face à utilização dos recursos de montagem audiovisual, com ênfase na desconstrução". Para isto, foi feita uma desconstrução e releitura do documentário Bowling for Columbine dirigida para o aspecto da manipulação e persuasão que várias formas de poder podem exercer na sociedade. Este filme foi escolhido como objeto de estudo neste trabalho devido à grande repercussão que obteve, aos debates controversos da crítica especializada, pelo contexto histórico e social associado, e principalmente pelo tema da violência que ele aborda. A desconstrução é aqui compreendida pelo conceito de Jacques Derrida, que significa desenvolver novos caminhos de discurso encontrados em um mesmo discurso. A análise fílmica feita a partir da desconstrução do documentário Bowling for Columbine identificou vários pontos de fuga, alguns representados através de encenações e montagens comprovando o poder manipulativo dos aparatos técnicos e recursos de edição. Estes pontos de fuga foram trabalhados conduzindo a uma releitura fílmica de 7‘28‖, sob o título ―Legitimação da Violência‖, que se encontra disponibilizada no Anexo deste trabalho. De forma geral, foi possível concluir que a prática da desconstrução e releitura de um discurso audiovisual é rica em opções e pode ser utilizada como um meio de aprimoramento para a compreensão do discurso tratado, independente do contexto cultural.
The main objective of this work is "to analyze the effect that images can cause in people, from a way how to get receivers with meanings and significant, due to the use of audiovisual assembly resources, with emphasis on deconstruction." For this, was made a deconstruction and reinterpretation of the documentary Bowling for Columbine led to the manipulation aspect and persuasion that various forms of power can play in society. This film was chosen as study object of the present work due to the impact that had, to controversial debates of critics, by the associated social and historical context, and especially by the issue of violence that it addresses. Deconstruction is understood here by the Jacques Derrida‘s concept, which means developing new ways of speech found in the same speech. The film analysis made from the deconstruction of the documentary Bowling for Columbine identified several vanishing points, represented by a few stagings and assemblies proving the manipulative power of technical devices and editing features. These vanishing points were worked out leading to a film rereading of 7'28", entitled "Legitimation of Violence ", which is provided in Annex of this work. Overall, it was possible to conclude that the practice of deconstruction and rereading of an audiovisual speech is rich in options and can be used as a means of improvement for understanding of the speech treaty, regardless of cultural context.
TypemasterThesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/16109
AccessopenAccess
Appears in Collections:CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jurema Maria de Souza.pdf3,57 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis