Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/15981

TitleO Squeak no processo educativo de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas na leitura : estudo de caso
Author(s)Faria, Eliana
Osório, António José
Martins, Ana Paula Loução
KeywordsDificuldades de aprendizagem específicas
Leitura
Squeak
Tecnologias da Informação e Comunicação
Issue date2011
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
Abstract(s)As tecnologias de informação e comunicação (TIC) são parte incontornável do quotidiano, estando presentes no processo educativo e inspirando interessantes debates sobre o seu impacto nas nossas vidas. A diversidade de tecnologias emergentes, como referem Dias e Osório (2009) "vêm proporcionando ambientes imersivos, caracterizados pela sua interactividade, facilitadores de cooperação, promotores de colaboração, proporcionando comunidades a que todos podemos pertencer". Estes ambientes e estas possibilidades podem também abranger alunos com dificuldades de aprendizagem específicas (DAE). Neste contexto, enquanto proposta de utilização dos computadores, onde o aluno tem oportunidade de construir o seu próprio conhecimento (Silva, 2009), surge o Squeak, como interessante campo de pesquisa educacional. Esta investigação, ainda que em fase inicial, procura estudar o desenvolvimento de competências de leitura em alunos com DAE, no ambiente de programação Squeak
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/15981
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Resumos, posters em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Squeak.pdfDocumento Principal274,66 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID