Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15960
Título: | Os ambientes de geometria dinâmica no desenvolvimento da capacidade de argumentação de alunos de 9.º ano na aprendizagem da geometria |
Autor(es): | Fernandes, Ana Cristina Pires Viseu, Floriano |
Palavras-chave: | Argumentação Geometria do 9º ano Ambientes de geometria dinâmica |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | A Geometria é um tema que, ao longo dos tempos, tem merecido um especial destaque nos programas dos diferentes anos de escolaridade. Por razões várias, como por exemplo a extensão dos programas, o ensino de certos tópicos deste tema evidencia mais a aquisição acrítica de definições, propriedades e fórmulas do que a sua compreensão. Os ambientes de geometria dinâmica (AGD), associados a tarefas de natureza exploratória e investigativa, tendem a favorecer a descoberta de propriedades e de relações geométricas, o que beneficia a aquisição de conhecimentos e a produção de provas. Nesta comunicação, apresentamos alguns resultados de um estudo que procura averiguar o contributo dos AGD no desenvolvimento da capacidade de argumentação de alunos do 9.o ano na aprendizagem de tópicos da Geometria. Atendendo à abordagem qualitativa do estudo, os dados foram recolhidos através de questionários, entrevistas semiestruturadas, das actividades produzidas pelos alunos e da observação do desempenho destes na realização dessas actividades. O estudo desenrolou-se durante quatro meses (de Fevereiro a Maio de 2001) em aulas onde foram aplicadas tarefas de natureza exploratória e investigativa com recurso ao GeoGebra. Na fase inicial, a maior parte dos alunos manifestou dificuldades em organizar as suas actividades. A familiarização com o GeoGebra faz com que os alunos comecem a produzir raciocínios mais estruturados, onde são evidentes as conclusões a que chegam a partir da observação de regularidades. Em muitas aulas constatou-se que, ao recorrerem a exemplos, as provas que apresentam das suas conclusões eram muito limitativas. Numa fase final do estudo, notou-se uma evolução significativa na capacidade argumentativa da maioria dos alunos e, consequentemente, uma maior compreensão da aplicação dos conhecimentos na elaboração da provas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15960 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Os ambientes de geometria dinâmica no desenvolvimento da capacidade de argumentação de alunos de 9.º ano na aprendizagem da geometria.pdf | 845,57 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |