Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15960

TítuloOs ambientes de geometria dinâmica no desenvolvimento da capacidade de argumentação de alunos de 9.º ano na aprendizagem da geometria
Autor(es)Fernandes, Ana Cristina Pires
Viseu, Floriano
Palavras-chaveArgumentação
Geometria do 9º ano
Ambientes de geometria dinâmica
Data2011
Resumo(s)A Geometria é um tema que, ao longo dos tempos, tem merecido um especial destaque nos programas dos diferentes anos de escolaridade. Por razões várias, como por exemplo a extensão dos programas, o ensino de certos tópicos deste tema evidencia mais a aquisição acrítica de definições, propriedades e fórmulas do que a sua compreensão. Os ambientes de geometria dinâmica (AGD), associados a tarefas de natureza exploratória e investigativa, tendem a favorecer a descoberta de propriedades e de relações geométricas, o que beneficia a aquisição de conhecimentos e a produção de provas. Nesta comunicação, apresentamos alguns resultados de um estudo que procura averiguar o contributo dos AGD no desenvolvimento da capacidade de argumentação de alunos do 9.o ano na aprendizagem de tópicos da Geometria. Atendendo à abordagem qualitativa do estudo, os dados foram recolhidos através de questionários, entrevistas semiestruturadas, das actividades produzidas pelos alunos e da observação do desempenho destes na realização dessas actividades. O estudo desenrolou-se durante quatro meses (de Fevereiro a Maio de 2001) em aulas onde foram aplicadas tarefas de natureza exploratória e investigativa com recurso ao GeoGebra. Na fase inicial, a maior parte dos alunos manifestou dificuldades em organizar as suas actividades. A familiarização com o GeoGebra faz com que os alunos comecem a produzir raciocínios mais estruturados, onde são evidentes as conclusões a que chegam a partir da observação de regularidades. Em muitas aulas constatou-se que, ao recorrerem a exemplos, as provas que apresentam das suas conclusões eram muito limitativas. Numa fase final do estudo, notou-se uma evolução significativa na capacidade argumentativa da maioria dos alunos e, consequentemente, uma maior compreensão da aplicação dos conhecimentos na elaboração da provas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15960
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais


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