Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/15942

TitleAprendizagem mediada por tecnologias móveis: novos desafios para as práticas pedagógicas
Author(s)Moura, Adelina
Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares
KeywordsMobile learning
Mediação
Telemóvel
Conteúdos curriculares
Mediation
Mobile phone
Curricular contents
Issue date2011
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
Abstract(s)O estudo de investigação que apresentamos foi realizado, no ano lectivo 2008/2009, em contextos de aprendizagem suportados por tecnologias móveis possuídas pelos alunos, em particular o telemóvel. Trata-se de um estudo exploratório de cariz qualitativo com opção metodológica pelo estudo de casos múltiplos (quatro), mas com apenas uma unidade de análise. Participaram sessenta e oito alunos do ensino secundário geral e profissional, diurno e nocturno, de duas escolas urbanas, uma pública e outra semi-privada. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram o inquérito e a observação. Os dados recolhidos revelaram grande satisfação dos alunos pelas tarefas realizadas, por tornarem o processo de ensino e aprendizagem mais atractivo e o reconhecimento do potencial educacional do telemóvel para apoio às práticas de estudo. Este estudo pretende ser um contributo para a integração de dispositivos móveis na educação e alertar para as novas oportunidades de aprendizagem do mobile learning.
This research study was conducted in the academic year 2008/2009, in education learning contexts supported by mobile technologies owned by students, particularly the mobile phone. An exploratory study was conducted with a multiple cases (four), but with only one unit of analysis. Sixty-eight secondary students attending both day and night regular and vocational courses in two urban schools, being one a state school and the other semi-private, participated in this study. The techniques used for data collection were inquiry and observation. The data revealed students have greater satisfaction when they are accomplishing the tasks because the process of teaching and learning becomes more appealing, and there is the recognition of the educational potential of mobile devices to support student’s studying practices. This study is a contribution for the integration of mobile devices, such as the mobi
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/15942
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Resumos, posters em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
101-Moura & Carvalho-Challenges 2011.pdf290,98 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID