Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/15858

TitleAs repercussões curriculares da integração das tecnologias de informação e comunicação no quotidiano da escola
Author(s)Silva, Bento Duarte da
Silva, Ana Maria Costa e
Issue date2001
PublisherInstituto Politécnico de Viseu
Abstract(s)Os autores trabalham sobre as repercussões cuuriculares da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na vida quotidiana da escola, tendo por base a avaliação que efectuam do desenvolvimento dos Projectos das Escolas do Programa Nónio Século XXI, integradas no Centro de Competência da Universidade do Minho (CCUM). Argumentam que as TIC não são apenas meros instrumentos que possibilitam a emissão/recepção deste ou daquele conteúdo, mas que contêm potencial estratégico para favorecer a mudança estrutural das comunidades educativas, tendo em vista a renovação da escola ao nível da organização, da relação com os conteúdos e da metodologia. A comunicação está dividida em três momentos: no primeiro, os autores fazem a caracterização do CCUM e das respectivas Escolas Nónio (EN); no segundo, reflectem sobre as repercussões das TIC na organização escolar e curricular, através do tratamento e análise da informação sobre o processo desenvolvido na implementação dos Projectos; a finalizar, procuram elaborar uma síntese que constitua uma reflexão potenciadora de orientações que colaborem para uma melhor gestão do desenvolvimento dos Projectos que abordam a integração das TIC na escola.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/15858
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais
CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID