Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/15753

TitleO project-led education (PLE) como estratégia de aprendizagem cooperativa : potencialidades e constrangimentos
Author(s)Fernandes, Sandra
Flores, Maria Assunção
KeywordsEnsino superior
Aprendizagem cooperativa
Project-led education
Issue date2011
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Abstract(s)Nesta comunicação, analisamos a abordagem baseada em projectos (PLE) como estratégia de aprendizagem cooperativa, partindo da análise de um estudo de caso no 1º ano de um curso de Engenharia da Universidade do Minho. Pretende-se analisar e discutir as principais potencialidades e constrangimentos do PLE enquanto estratégia de aprendizagem cooperativa, partindo das perspectivas dos estudantes e dos docentes que nele participaram. A recolha de dados foi efectuada com base em métodos e técnicas pouco estruturadas, procurando-se recolher o máximo de informação sobre as percepções e experiências dos vários participantes. A análise dos dados revela que os participantes consideram que o processo de aprendizagem é mais interessante, dinâmico e estimulante com a metodologia PLE, visto que o trabalho é desenvolvido em grupo, o que favorece a partilha de ideias, a divisão de tarefas, a entreajuda, o envolvimento, etc. No que se refere aos principais constrangimentos aparecem associados à grande exigência quer em termos de tempo, quer em questões de sobrecarga de trabalho. Terminamos esta comunicação com algumas conclusões e implicações.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/15753
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Actas_Congresso_Iberico_GT_PA_2011_PaperSandra.pdfDocumento principal86,9 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID