Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/15421

TitleA história dos programas de matemática para a formação dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: o conceito fundamental de medida
Author(s)Amaral, Ana
Ralha, Elfrida
Gomes, Alexandra
KeywordsFormação de professores
História da educação
Conceito fundamental de medida
História da matemática
Issue date2011
PublisherAssociação de Professores de Matemática (APM)
Abstract(s)Estamos convictas de que a preservação das memórias é, tal como o próprio Heródoto (séc. V a. C.) defendia, a melhor forma para se compreender o presente e para se preparar o futuro. É nosso propósito compreender a evolução dos programas de formação dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, nomeadamente no que respeita ao conhecimento matemático e perceber que dimensão é atribuída ao conceito fundamental de Medida. Neste artigo reportar-nos-emos, em particular, a uma fonte primária histórica sobre a uniformização dos pesos e medidas: o Mappa do Systema decimal em Nomenclatura Portugueza (1812-1814).
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/15421
Publisher versionhttp://www.apm.pt/files/177852_C01_4dd79ca909e86.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paper Covilhã.pdf499,83 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID