Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/15376

TitleA importância do design da embalagem na competitividade das empresas alimentares
Author(s)Nunes, Manuel L.
Malheiro, Carla
KeywordsEmbalagem
Design da embalagem
Inovação
Competitividade
Marketing
Issue dateMay-2011
Abstract(s)Uma das principais metas das empresas alimentares consiste em desenvolver e introduzir produtos inovadores no mercado, num período de tempo reduzido. A possibilidade de criar e sustentar uma vantagem competitiva baseada na criação de embalagens com design inovador e pioneiro, que responda às necessidades actuais e futuras do mercado, leva as empresas a disponibilizarem um crescente volume de recursos nos seus projectos de concepção e desenvolvimento. O principal objectivo do trabalho de investigação consistiu em analisar em que medida a inovação e o design da embalagem influenciam na melhoria da competitividade das empresas alimentares, através da realização de um estudo de caso à empresa Carnes Landeiro, S.A., para compreender quais os factores determinantes do desempenho competitivo deste tipo de empresas. Conclui-­se que a embalagem e a inovação são factores decisivos na selecção de um produto alimentar. Em relação à embalagem, todas as características identificadas são importantes na sua definição.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/15376
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CGIT - Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings
CITEPE - Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENEGI2011 1.pdf
  Restricted access
290,03 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID