Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/15142

TitleOs novos públicos no ensino superior : vivências académicas dos maiores de 23 anos na Universidade do Minho
Author(s)Gonçalves, Paula
Almeida, Leandro S.
Alves, Ana Filipa
Oliveira, Ema P.
Issue date2011
PublisherUniversidad de A Coruña
Abstract(s)Legislação recente em Portugal, promovendo o acesso de maiores de 23 anos ao Ensino Superior e incentivando as instituições na criação de cursos em horário pós-laboral, fez aumentar substancialmente os “novos públicos” entre os estudantes universitários. Falamos dos alunos que entram no Ensino Superior já não na sequência da conclusão do ensino secundário, são mais velhos, por vezes com família constituída e com uma actividade profissional. Como “novos públicos” importa conhecer as suas expectativas e vivências académicas, pois um grande desfasamento entre as suas características e aspirações e aquilo que são as exigências e as práticas instituídas nas universidades pode levar ao abandono e insucesso. Nesta comunicação pretendemos analisar as expectativas dos estudantes universitários em relação ao ES, tomando com particular atenção os estudantes adultos maiores de 23 anos, avançando na construção e validação de uma escala de expectativas académicas.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/15142
Publisher versionwww.udc.es/congresos/psicopedagoxia
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Os novos públicos no ensino superior_vivências académicas dos maiores de 23 anos na Universidade do Minho.pdfArtigo em Actas3,47 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID