Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15142
Título: | Os novos públicos no ensino superior: vivências académicas dos maiores de 23 anos na Universidade do Minho |
Autor(es): | Gonçalves, Paula Almeida, Leandro S. Alves, Ana Filipa Oliveira, Ema P. |
Data: | 2011 |
Editora: | Universidad de A Coruña |
Resumo(s): | Legislação recente em Portugal, promovendo o acesso de maiores de 23 anos ao Ensino Superior e incentivando as instituições na criação de cursos em horário pós-laboral, fez aumentar substancialmente os “novos públicos” entre os estudantes universitários. Falamos dos alunos que entram no Ensino Superior já não na sequência da conclusão do ensino secundário, são mais velhos, por vezes com família constituída e com uma actividade profissional. Como “novos públicos” importa conhecer as suas expectativas e vivências académicas, pois um grande desfasamento entre as suas características e aspirações e aquilo que são as exigências e as práticas instituídas nas universidades pode levar ao abandono e insucesso. Nesta comunicação pretendemos analisar as expectativas dos estudantes universitários em relação ao ES, tomando com particular atenção os estudantes adultos maiores de 23 anos, avançando na construção e validação de uma escala de expectativas académicas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15142 |
Versão da editora: | www.udc.es/congresos/psicopedagoxia |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Os novos públicos no ensino superior_vivências académicas dos maiores de 23 anos na Universidade do Minho.pdf | Artigo em Actas | 3,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |