Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15142

TítuloOs novos públicos no ensino superior: vivências académicas dos maiores de 23 anos na Universidade do Minho
Autor(es)Gonçalves, Paula
Almeida, Leandro S.
Alves, Ana Filipa
Oliveira, Ema P.
Data2011
EditoraUniversidad de A Coruña
Resumo(s)Legislação recente em Portugal, promovendo o acesso de maiores de 23 anos ao Ensino Superior e incentivando as instituições na criação de cursos em horário pós-laboral, fez aumentar substancialmente os “novos públicos” entre os estudantes universitários. Falamos dos alunos que entram no Ensino Superior já não na sequência da conclusão do ensino secundário, são mais velhos, por vezes com família constituída e com uma actividade profissional. Como “novos públicos” importa conhecer as suas expectativas e vivências académicas, pois um grande desfasamento entre as suas características e aspirações e aquilo que são as exigências e as práticas instituídas nas universidades pode levar ao abandono e insucesso. Nesta comunicação pretendemos analisar as expectativas dos estudantes universitários em relação ao ES, tomando com particular atenção os estudantes adultos maiores de 23 anos, avançando na construção e validação de uma escala de expectativas académicas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15142
Versão da editorawww.udc.es/congresos/psicopedagoxia
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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