Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/15129

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFleith, Denise de Souza-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.contributor.authorPeixoto, Francisco José Brito-
dc.date.accessioned2011-12-13T15:27:45Z-
dc.date.available2011-12-13T15:27:45Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn0103-166X (versão impressa)por
dc.identifier.issn1982-0275 (versão online)por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/15129-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi adaptar e validar a Escala sobre o Clima para Criatividade em Sala de Aula para alunos da 5ª série do ensino fundamental. O instrumento foi aplicado em 504 alunos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal, a fim de se avaliar o clima de sala de aula na disciplina de língua portuguesa e de matemática. Os resultados da análise fatorial confirmatória indicaram três dimensões associadas ao clima de sala de aula para criatividade: estímulo do professor à criatividade, autopercepção do aluno sobre características criativas e motivação do aluno para aprendizagem. Os valores de alfa de Cronbach oscilaram entre 0,69 e 0,88. Conclui-se que o modelo de três fatores é adequado, e, portanto, a escala pode ser utilizada para pesquisa e avaliação do quanto o clima de sala de aula favorece o desenvolvimento da criatividade.por
dc.description.abstractThe purpose of this study was to adapt and validate the Classroom Climate for Creativity Scale for 5th grade Elementary School students. The instrument was administered to 504 students, from both public and private schools in the Federal District of Brasilia, in order to assess the classroom climate in the subjects of Portuguese and Mathematics. The results of the confirmatory factor analysis showed three dimensions associated with classroom climate for creativity: teacher’s stimulus to creativity, student’s self-perception of creative characteristics and student’s motivation for learning. The alpha coefficient values varied between 0.69 and 0.88. It was concluded that the three-factor model is adequate and, therefore, the scale can be used for research and assessment of the extent to which classroom climate enhances creativity.por
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)por
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.description.sponsorshipMinistério da Educaçãopor
dc.description.sponsorshipMinistério da Ciência e Tecnologiapor
dc.description.sponsorshipBrasil - Governo Federalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectClima de sala de aulapor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEscalapor
dc.subjectClassroom climatepor
dc.subjectCreativitypor
dc.subjectElementary school levelpor
dc.subjectScalepor
dc.titleValidação da escala clima para criatividade em sala de aulapor
dc.title.alternativeValidation study of the classroom climate for creativity scaleeng
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/pdf/estpsi/v28n3/a02v28n3.pdfpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage307por
oaire.citationEndPage314por
oaire.citationIssue3por
oaire.citationTitleEstudos de Psicologiapor
oaire.citationVolume28por
sdum.journalEstudos de Psicologiapor
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Validação da escala clima para criatividade em sala de aula.pdfArtigo em Revista334,86 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID