Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/15112

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Maria Fernanda dos Santos-
dc.contributor.authorDias, Francisco Xavier da Rocha-
dc.date.accessioned2011-12-13T12:20:53Z-
dc.date.available2011-12-13T12:20:53Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/15112-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)por
dc.description.abstractO presente trabalho de estágio teve como principal objecto a formação, nomeadamente a análise de necessidades de formação numa empresa municipal, a AGERE-EM (Águas, Efluentes e Resíduos de Braga – Empresa Municipal). Deste modo, debruçamo-nos sobre a análise de necessidades de formação, como uma dimensão importante e a merecer uma reflexão mais sustentada teoricamente. Assim sendo, no âmbito deste trabalho procurou-se desenvolver uma reflexão sobre a análise de necessidades praticados actualmente na empresa, com o intuito de problematizar métodos e modelos de análise utilizados e, desse modo, procurar oferecer contributos para um modelo de análise mais aprofundado. Neste sentido, socorremo-nos da combinação dois métodos de análise de necessidades, o método por verificação de hipóteses e os inquéritos por meio de questionários, com predominância deste último. Em ambos os casos trata-se mais de uma aproximação a estes, do que a aplicação exaustiva de todas as suas características. O presente trabalho de estágio visa, portanto, constituir-se como uma breve análise crítica dos contextos, das políticas e das práticas de formação, com maior aprofundamento na análise de necessidades, na empresa em causa No que se refere à estrutura do presente relatório, este encontra-se dividido em três capítulos, dizendo o primeiro respeito ao enquadramento contextual, o segundo ao enquadramento teórico da problemática, e o terceiro ao enquadramento metodológico.por
dc.description.abstractThe main subject of the present work was training, namely the analysis of training needs in the company AGERE-EM (Waters, Effluents and Residues of Braga – Municipal Company). We looked at the analysis of training needs as an important dimension of the company that should be more theoretically supported. In this work we examined the analysis of training needs that is used today by the company, with the purpose of equating its current methods and models, thus trying to contribute to the implementation of a more complete analysis model. To achieve this goal, we used the combination of two methods of training needs analysis: Verification of hypotheses and inquiries (the most used in this study). In both cases the methods were used partially, not always used to their full extent. This work presents a short critical analysis of the contexts, the politics, and the practices of training, more specifically the analysis of training needs of this company. This report is divided in three chapters: Chapter one considers the framing context, chapter two deals with the theoretical framing of the critical analysis, and the last chapter presents the methodological framing.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectAnálise de necessidadespor
dc.subjectMétodos de análise de necessidadespor
dc.subjectTrainingpor
dc.subjectAnalysis of training needspor
dc.subjectMethods of training needs analysispor
dc.titleAnálise de necessidades de formação na empresa de águas, efluentes e resíduos de Braga - Empresa Municipal : alguns contributos para reflexãopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc658.3por
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francisco Xavier da Rocha Dias.pdf6,57 MBAdobe PDFView/Open
Anexos.zip940,51 kBUnknownView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID