Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/15028

TitleVozes políticas no discurso mediático sobre o ambiente
Other titlesPolitical voices in media discourse on the environment
Author(s)Ramos, Rui Lima
KeywordsAmbientalismo
Discurso político
Discurso
Issue dateNov-2011
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
Abstract(s)Situando-se no quadro da Análise do Discurso, o presente texto descreve e analisa aspetos funcionais e configuracionais relevantes de um breve corpus de artigos jornalísticos contemporâneos que tocam a problemática ambiental. Assumindo que «a imprensa é, por excelência, o lugar do relato de discursos» (Duarte, 2003: 97) e que o ambientalismo se constitui nos espaços públicos como um dos “discursos públicos dominantes” (Jung, 2001), ou seja, os discursos significativos na configuração das experiências “em segunda mão” mediadas pelos meios de comunicação social, com capacidade de intervenção social transversal não negligenciável, identifica alguns dos mecanismos mais salientes sobre os quais este tipo de discurso se constrói, nomeadamente a interdiscursividade e o relato do discurso de atores políticos. Pretende, desta forma, constituir um contributo válido para a caraterização da retórica ambiental na imprensa generalista portuguesa contemporânea, numa época em que o ambientalismo é um discurso fortemente operativo na esfera pública nacional.
Within the framework of discourse analysis, this text describes and analyzes relevant functional and formal aspects of a brief corpus of media contemporary articles on environmental issues. It specifically examines how the journalist creates/expands a conflict between the speech of the Minister of the Environment and a common voice, implicitly or explicitly mentioned, and the way these texts provide the public with a fragile credibility of politicians. The objective, therefore, is to present a contribution to the description of environmental rhetoric in contemporary Portuguese generalist press, when environmentalism is a relevant discourse in the public sphere.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/15028
ISBN978-989-8139-99-3
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
coloquio_outono_ILCH_texto.pdf174,8 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID