Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14996
Título: | Sobre o ensino e aprendizagem de fracções nos níveis elementares de ensino |
Autor(es): | Mamede, Ema |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem de fracções Compreensão do conceito de fracção |
Data: | Set-2011 |
Editora: | Associação de Professores de Matemática (APM) |
Resumo(s): | O novo Programa de Matemática do Ensino Básico preconiza um trabalho com fracções a iniciar-se no 1.º Ciclo, exigindo uma nova abordagem a este conceito matemático em sala de aula. Nesta nova abordagem destaca-se a valorização atribuída às diferentes interpretações de fracção. Com esta valorização, o Programa de Matemática procura proporcionar aos alunos uma construção de conhecimento sobre números racionais mais completa e consistente. Contudo, esta intenção só tem expressão se o conhecimento do professor de matemática a acompanhar. Parece haver um reconhecimento unânime de que as fracções são difíceis para os alunos do Ensino Básico. O conhecimento das fracções representa um alargamento significativo do conhecimento das crianças sobre o número. Promover o desenvolvimento do sentido do número das crianças implica ter consciência da complexidade dos números. Particularmente, no caso das fracções, implica ter consciência da complexidade envolvida nas diferentes interpretações de fracções e nas diversas formas de representação. Neste cenário assume-se como relevante discutir os efeitos das interpretações de fracção na compreensão do conceito, bem como algumas consequências resultantes de uma abordagem de ensino em que estas são desvalorizadas. Nesta apresentação analisar-se-ão aspectos do ensino e aprendizagem de fracções no 1.º e 2.º Ciclos do ensino básico, atendendo às interpretações de fracção, às suas representações e à forma como estas afectam a compreensão das crianças sobre o conceito de fracção. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14996 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conferência ProfMat 2011.pdf | Documento principal | 477,99 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |