Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14996

TítuloSobre o ensino e aprendizagem de fracções nos níveis elementares de ensino
Autor(es)Mamede, Ema
Palavras-chaveEnsino e aprendizagem de fracções
Compreensão do conceito de fracção
DataSet-2011
EditoraAssociação de Professores de Matemática (APM)
Resumo(s)O novo Programa de Matemática do Ensino Básico preconiza um trabalho com fracções a iniciar-se no 1.º Ciclo, exigindo uma nova abordagem a este conceito matemático em sala de aula. Nesta nova abordagem destaca-se a valorização atribuída às diferentes interpretações de fracção. Com esta valorização, o Programa de Matemática procura proporcionar aos alunos uma construção de conhecimento sobre números racionais mais completa e consistente. Contudo, esta intenção só tem expressão se o conhecimento do professor de matemática a acompanhar. Parece haver um reconhecimento unânime de que as fracções são difíceis para os alunos do Ensino Básico. O conhecimento das fracções representa um alargamento significativo do conhecimento das crianças sobre o número. Promover o desenvolvimento do sentido do número das crianças implica ter consciência da complexidade dos números. Particularmente, no caso das fracções, implica ter consciência da complexidade envolvida nas diferentes interpretações de fracções e nas diversas formas de representação. Neste cenário assume-se como relevante discutir os efeitos das interpretações de fracção na compreensão do conceito, bem como algumas consequências resultantes de uma abordagem de ensino em que estas são desvalorizadas. Nesta apresentação analisar-se-ão aspectos do ensino e aprendizagem de fracções no 1.º e 2.º Ciclos do ensino básico, atendendo às interpretações de fracção, às suas representações e à forma como estas afectam a compreensão das crianças sobre o conceito de fracção.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14996
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Conferência ProfMat 2011.pdfDocumento principal477,99 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID