Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/14990

TitleO raciocínio aditivo e multiplicativo em crianças do pré-escolar
Author(s)Soutinho, Florbela
Mamede, Ema
KeywordsRaciocínio aditivo e multiplicativo
Crianças em idade do pré-escolar
Issue dateSep-2011
PublisherAssociação de Professores de Matemática (APM)
Abstract(s)Este artigo analisa como as crianças pequenas resolvem problemas de raciocino aditivo e multiplicativo. Conduziram-se entrevistas individuais a crianças do pré-escolar (4 aos 6 anos) durante a resolução dos problemas. Analisaram-se as suas resoluções, estratégias e argumentos. Os problemas de raciocínio aditivo apresentados às crianças foram de três tipos distintos: simples, inversos e comparativos. Os problemas de raciocínio multiplicativo foram simples, inversos e de representação em tabela. Os resultados sugerem que as crianças em idade do pré-escolar possuem já um conhecimento informal que lhes permite resolver com sucesso alguns dos problemas propostos. Os argumentos apresentados pelas crianças garantem que as suas resoluções acertadas dos problemas são acompanhadas por uma compreensão das estruturas dos problemas. Apresentam-se ainda algumas considerações sobre a investigação a realizar neste âmbito.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/14990
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
XXII SIEM Soutinho & Mamede.pdf
  Restricted access
Documento principal161,92 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID