Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/14963

TitleA carta do presidente como meio de divulgação de informação : o caso do capital intelectual
Author(s)Costa, Graciete
Oliveira, Lídia
Rodrigues, Lúcia Lima
Issue dateApr-2011
Abstract(s)As autoridades reguladoras têm defendido fortemente o recurso a divulgações narrativas voluntárias por parte das empresas, de modo a salvaguardar a transparência e a prestação de contas responsável. Consequentemente, a necessidade de expansão do relato financeiro tem sido discutida particularmente na área dos activos intangíveis, devido aos critérios de reconhecimento extremamente restritivos que são usados actualmente. Este estudo focaliza-se numa das formas de divulgação narrativa: a carta do presidente, nomeadamente no que concerne aos fatores subjacentes à sua publicação e às potencialidades deste documento como mecanismo de divulgação voluntária no que concerne ao capital intelectual, que surge como principal fonte de criação de valor no actual contexto do negócio. Sustentado nas teorias da agência, dos custos políticos e da sinalização, este artigo tem um duplo objectivo: procura identificar os fatores associados à publicação da carta do presidente incluída no Relatório e Contas pelas empresas portuguesas, bem como fatores explicativos da divulgação voluntária de informação sobre capital intelectual nesse documento. Os resultados evidenciam que as empresas auditadas pelas empresas multinacionais de auditoria, com participações estrangeiras e com elevada rendibilidade tendem a proceder à publicação da carta do presidente no Relatório e Contas. Por sua vez, as empresas de maior dimensão e com maiores rendibilidades são as que divulgam voluntariamente maior diversidade de informação sobre capital intelectual no documento analisado.
TypeWorking paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/14963
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:iMARKE - Documentos de Trabalho / Working Papers

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