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TítuloQualidade da formação no Ensino Superior : que caminho?
Autor(es)Almeida, Susana Marina Rodrigues
Orientador(es)Silva, Guilherme Rego da
Data2010
Resumo(s)A Qualidade tem-se tornado num marco ao nível da Europa. As directrizes europeias reclamam uma maior autonomização da gestão educativa, nomeadamente, universitária. A gestão da qualidade tem culminado numa discussão acesa onde vigoram diferentes abordagens teóricas do conceito da qualidade e da forma como este é interpretado, especialmente, quando aplicado à educação. A globalização, a pretensão de se constituir um espaço europeu de ensino superior e a perspectiva de tornar a Europa na economia baseada no conhecimento mais dinâmica do mundo tem levado diversos autores a discutir a aplicabilidade dos conceitos de qualidade, eficiência e eficácia emergentes no mundo empresarial à educação, especificamente, ao modo de gestão académica receando a negligência dos aspectos culturais e sociais considerados essenciais no papel que a escola / universidade deverá empreender, assim como, o caminho a advir face à educação enquanto direito cívico. Assim sendo, retrata-se a qualidade enquanto ideal educativo procurando uma aplicabilidade mais concertada. Atendendo ao disposto, o presente relatório realizado no âmbito de um estágio curricular do mestrado em Educação: Formação, Trabalho e Recursos Humanos da Universidade do Minho, reporta-se por um lado, à tentativa de percepcionar o conceito de qualidade à escala do ensino universitário nacional e, por outro, compreender a sua interpretação à luz dos critérios e directrizes europeias para a implementação de sistemas de gestão da qualidade no ensino superior pois, como refere a literatura a preocupação fulcral não reside, propriamente, em definir o conceito de qualidade mas, antes, tentar compreender a forma como este é interpretado e implementado no campo educativo, com aspectos e princípios, comummente, tão adversos aos do mundo empresarial.
Quality has become a landmark in terms of Europe. European guidelines acclaim for greater autonomy of management in education, namely at university. Quality management has culminated in a heated discussion where different theoretical approaches are applied to the concept of quality and to how it is interpreted, especially when applied to education. Globalization, the intention of forming a European area of higher education and the prospect of making Europe the more dynamic knowledge-based economy of the world has led several authors to discuss the applicability of the concepts of quality, efficiency and effectiveness used in the business world to the emerging education, specifically to the mode of academic management. Those authors fear the neglect of cultural and social aspects considered as essential to the role that school / university should undertake, as well as the way to continuously perceive education as a civil right. Therefore, it depicts the educational ideal of quality while looking for a more concerted applicability. Given the requirements, this report conducted under a traineeship Master's in Education: Education, Labor and Human Resources, at the University of Minho, refers on the one hand, to the attempt to perceive the concept of quality at universities in a national scale and, secondly, to understand it‘s interpretation in the light of the criteria and European guidelines for implementing quality management systems in higher education because, as the literature say‘s, it isn´t a central concern to define the concept of quality but instead it is core trying to understand how it is interpreted and implemented in the educational field, with aspects and principles, commonly, so adverse to those of business world.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/14904
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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