Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/14800

TitlePerspetivando modelos de formação de professores que integram as TIC nas práticas letivas : um contributo para o estado da arte
Author(s)Coutinho, Clara Pereira
Lisbôa, Eliana Santana
KeywordsFormação inicial de professores
TIC
Integração curricular
Issue dateSep-2011
PublisherUniversidade de Aveiro2
Abstract(s)Neste artigo vamos apresentar um estudo que envolveu um grupo de professores que frequentou a unidade curricular de TIC num curso de Mestrado em Estudos da Criança na Universidade do Minho, Braga, Portugal. Depois de uma breve revisão de literatura focalizada na relação (complexa) que se estabelece entre os professores e as TIC – e que variam entre dois extremos que na literatura são designados por tecnofobia e tecnolatria – apresentamos a forma como organizámos as actividades do curso, como foram abordados os conteúdos programáticos e como foi avaliado todo o processo. Terminamos equacionando algumas sugestões sobre o que consideramos deve ser um modelo de formação que se deseja adaptado às necessidades dos professores em formação mas capaz de efectivar mudanças ao nível não apenas das concepções e atitudes mas, sobretudo, das práticas de utilização das TIC no processo didáctico.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/14800
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
icemsiie2011_ProceedingsCoutinhoLisboa.pdf239,3 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID