Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14797

TítuloO conhecimento dos significados de fracção de professores do 1.º ciclo do ensino básico
Autor(es)Cardoso, Paula
Mamede, Ema
Palavras-chaveSignificados de fracção
Conhecimento do professor
Professor do 1.º ciclo
DataSet-2011
EditoraAssociação de Professores de Matemática (APM)
Resumo(s)Este artigo descreve um estudo com oito professores do 1.º ciclo que pretende conhecer que conceito de fracção e seus significados possuem estes professores. Procurou-se então responder às seguintes questões: 1) Que conhecimento possuem os professores dos diferentes significados de fracção? 2) Que conhecimento didáctico possuem os professores sobre estes significados? Conduziram-se entrevistas semi-estruturadas a oito professores do 1.º ciclo de escolas em que o novo Programa está em funcionamento experimental. Os resultados revelaram que os professores possuem uma deficiente concepção de fracção e um limitado conhecimento do novo Programa. A maioria dos professores afirma que no 1.º ciclo só são abordados os significados parte-todo e operador, sendo o significado quociente desconhecido pela maioria dos entrevistados. A selecção das tarefas para a sala de aula é feita tendo em conta, não o grau de dificuldade do significado em que a fracção é usada, mas apenas a magnitude dos números envolvidos no problema.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14797
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
XXII SIEM Cardoso & Mamede.pdfDocumento principal180,59 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID