Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/14788

TitlePara além da superfície visual : os anúncios publicitários vistos à luz da semiótica social : representações e discursos da heterossexualidade e de género
Author(s)Ribeiro, Silvana Mota
Coelho, Zara Pinto
KeywordsSemiótica social
Anúncios publicitários
Género
Heterossexualidade
Discursos
Gramática visual
Issue date2011
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
JournalComunicação e Sociedade
Abstract(s)Na sequência de investigações anteriores, centradas em imagens publicitárias de revistas femininas, pretendemos neste trabalho apresentar a grelha de análise visual que construímos a partir da gramática visual de Kress e van Leeuwen (1996) e mostrar que a descrição detalhada e sistemática dos recursos visuais que ela possibilita é relevante para reconstruirmos os conhecimento ou discursos subjacentes às imagens. Destacamos em particular o caso dos discursos da heterossexualidade usados neste tipo de imagens que permite revelar e expor as contradições da ideologia sexista, e os seus modos de actuação “cada vez mais subtis” (Lazar, 2005: 1).
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/14788
ISSN1645-2089
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComeSociedade.pdfdocumento principal1,28 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID