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TitleA redução no ruído rodoviário com a utilização de pavimentos de baixo ruído
Author(s)Freitas, Elisabete F.
Paulo, Joel
Coelho, J. L. Bento
KeywordsRuído rodoviário
Camada de desgaste
Passagem controlada
Proximidade imediata
Issue dateOct-2008
PublisherUniversidade de Coimbra
Abstract(s)A aplicação de camadas de desgaste de baixo ruído, particularmente em áreas urbanas, tem-se revelado como uma medida eficaz de redução do ruído rodoviário. Assim, neste artigo analisa-se o ruído gerado em três camadas de desgaste integradas num projecto de reabilitação de uma estrada urbana, das quais duas são de utilização inédita. Os procedimentos de medição do ruído usados foram o método da “Passagem Controlada” e o método da “Proximidade Imediata”. No primeiro método, os veículos de ensaio foram seleccionados, sendo medido o nível máximo de ruído de passagem. No segundo método, recorreu-se a um sistema de aquisição e processamento de ruído utilizando microfones localizados junto a uma roda de um veículo ligeiro, sendo medido o ruído de contacto pneu/pavimento. Nesta fase inicial de exploração da rodovia verificou-se que os níveis de ruído obtidos nas superfícies experimentais são consideravelmente inferiores aos da camada de utilização corrente.
The use of low noise wearing courses has proven to be an effective noise abatement measure, particularly in urban areas. Therefore, this paper intends to analyse the noise generated by three wearing courses, two of which considered innovative and integrated in the design of an urban road rehabilitation project. The methods used for measuring noise were the Controlled Pass-By Method and the Close ProXimity Method. In the first method, the testing vehicles were selected and the pass-by maximum noise level was measured. In the second method, a system to store and process noise using microphones ensembled near one of the tires on a light vehicle was used to measure tyre/surface noise. In this early stage of the life of the pavement, noise levels in relation to the innovative surfaces are considerably lower than those of the current surface.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/14622
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

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