Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/14564

Title(A) simetrias de género no acesso às Engenharias e Ciências no Ensino Superior Público
Author(s)Saavedra, Luísa
Vieira, Cristina Maria
Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro
Faria, Liliana
Silva, Ana Daniela
Loureiro, Telma
Taveira, Maria do Céu
Ferreira, Sara
KeywordsEnsino Superior
Mulheres
Ciência
Engenharia
Higher education
Science
Engineering
Women
Issue date2011
PublisherAssociação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM)
JournalEx-Aequo
Abstract(s)Tendo em conta que a maior parte das informações sobre a feminização do Ensino Superior em Portugal é geralmente apresentada por grandes áreas de formação, pretendemos, neste artigo, avaliar a frequência de rapazes e raparigas, as médias de candidatura ao Ensino Superior, bem como a opção de candidatura ao Ensino Superior em determinados cursos que integram as áreas habitualmente designadas de “Ciências, Matemáticas e Informática” e “Engenharias, Industrias Transformadoras e Construção”. Os resultados apontam para a necessidade dos estudos ao nível da União Europeia e Portugal terem em consideração campos mais específicos de formação, para que se possam implementar acções de intervenções mais adequadas e fundamentadas numa imagem real da situação.
Given that most information about the feminization of Higher Education in Portugal is usually performed by large areas of education we intend, in this paper, to evaluate the frequency of boys and girls, the means of candidature to Higher Education and the option of candidature for Higher Education in certain courses that integrate the areas commonly referred to as "Science, Mathematics and Informatics" and "Engineering, Manufacturing and Construction". The results indicate the need for studies at the European Union and Portugal taking into account the more specific fields of education, so they can be implemented most appropriate interventions, based on a real picture of the situation.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/14564
ISSN0874-5560
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ex-aequo.PDFDocumento principal1,29 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID