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Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOsório, António José-
dc.contributor.advisorPalhares, Pedro-
dc.contributor.authorPinto, António Sorte-
dc.date.accessioned2011-11-22T11:57:01Z-
dc.date.available2011-11-22T11:57:01Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/14538-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.description.abstractEsta investigação foi suscitada pelo facto de todos os alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) terem, actualmente, à sua disposição, um computador portátil, designado “Magalhães”. Tendo-se verificado que a integração do computador no currículo escolar não tem sido pacífica e que a área da Matemática é uma componente do currículo escolar onde existe muito insucesso e desmotivação, ajuizou-se pertinente efectuar um estudo centrado nesta área tendo como recursos o computador e o Scratch. Esta investigação assume a forma de estudo de caso e alicerça-se numa perspectiva de ensinoaprendizagem construtivista, onde o computador é entendido como um meio para aprender ao invés de uma mera máquina para ensinar. Deste modo, pretende-se estudar como pode o Scratch contribuir para que alunos do 4.º ano do 1.º CEB aprendam Matemática, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento das competências fixadas nos documentos oficiais do Ministério da Educação: capacidade de resolução de problemas, cálculo mental, capacidade de comunicar matematicamente. Pela necessidade da limitação do campo de estudo enfatiza-se a capacidade de resolução de problemas e o cálculo mental. Para a consecução do estudo foi feita uma intervenção dividida em dois momentos. Inicialmente, os alunos foram incentivados a resolver três problemas, recorrendo apenas ao cálculo mental. Posteriormente, foram propostos os mesmos problemas, sendo a sua resolução auxiliada pelo Scratch. Da análise dos resultados da intervenção, há alguma evidência de um maior empenho dos alunos quando resolvem problemas com o auxílio do Scratch. Afigura-se, deste modo, que o Scratch se constituiu como recurso adequado à resolução de problemas, uma vez que permitiu que os alunos tentassem procedimentos alternativos quando sentiam dificuldades. Este estudo evidencia as potencialidades do Scratch, defendendo que este tem algum potencial pedagógico e que poderá aumentar o interesse e a qualidade das aprendizagens efectuadas na área da Matemática.por
dc.description.abstractThis investigation had its beginning based on the fact that all Primary School students have a computer named “Magalhães”. The introduction of this computer in the school curriculum hasn’t been peaceful and the area of mathematics is a component of the school curriculum where there is a high level of failure. With regards to the two points previously mentioned it was relevant to carry out a study focusing on these areas by having both computer and Scratch software as resources. This research takes shape as a case study in a constructive perspective of teaching and learning where the computer is seen as a means of learning rather than a simple teaching machine. The intention is to study how the Scratch software can improve the mathematics learning skills of 4th grade students in Primary School. The study will consider the development of the established competencies in the official documents of the Ministry of Education: ability to solve problems, mental calculation and ability to communicate mathematically. The capacity of problem solving and mental calculation will be emphasized due to the necessity of limiting the field of study. In order to carry out the study it was made an intervention divided in two moments. Initially, the students were encouraged to solve three problems using only mental calculation. Afterwards the same problems were given out to the students; however, this time, they had to solve them using the Scratch software. The analysis of the intervention’s results showed that students make a greater effort when solving problems with Scratch. It seems that Scratch is an appropriate resource for solving problems. It allowed the students to try different procedures when difficulty was felt. This study highlights the potential of the Scratch software, regarding that it has some pedagogical potential and it could increase the interest and quality of mathematics learning.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleScratch na aprendizagem da matemática no 1.º ciclo do ensino básico : estudo de caso na resolução de problemaspor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc51:372.851por
dc.subject.udc372.851:51por
dc.subject.udc371.68por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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