Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/14536

TitleTelemóvel : ferramenta de pesquisa e consolidação de conhecimentos e competências em educação visual e tecnológica
Author(s)Vale, Alberto Carlos Coelho Oliveira do
Advisor(s)Osório, António José
Issue date2010
Abstract(s)O presente estudo baseia-se na exploração do telemóvel, mais concretamente na sua câmara fotográfica, com o intuito de compreender o seu contributo na aquisição de conhecimentos e competências na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Esta investigação consiste num estudo de caso em que três turmas do 5.º ano de escolaridade, da escola E.B.2,3 de Paço de Sousa, utilizam o telemóvel para desenvolver diversas actividades com vista a: - estimular a pesquisa e a aplicação de conceitos através da observação da realidade; - inferir em que medida o telemóvel pode fomentar e cooperar na aquisição de conhecimentos e competências; - integrar, em contexto educativo, uma tecnologia cada vez mais preponderante na sociedade actual; - despertar nos alunos novos interesses para a educação artística. Os alunos trabalharam em grupo, utilizando um telemóvel com câmara fotográfica e observando o meio envolvente com muita atenção de modo a registar fotograficamente todos os elementos reveladores do conteúdo proposto. Como resultado deste estudo encontram-se evidências de desenvolvimento de autonomia, motivação e cooperação. Verifica-se ainda que o telemóvel participa na aquisição e aprofundamento de competências em EVT, assim como, no desenvolvimento de novos interesses pela educação artística.
This study is based on the exploration of the mobile phone, especially of its camera, in order to understand how it can help in the acquisition of knowledge and skills concerning the subject of “Educação Visual e Tecnológica” (Arts). This research takes shape as a case study, in which three 5th grade classes, from the E.B.2,3 de Paço de Sousa School, use the mobile phone to develop several activities aiming to: - Stimulate the research and application of concepts through reality observation; - Infer how the mobile phone can promote and cooperate on skills and knowledge acquisition; - Integrate, in an educational context, a technology increasingly prevalent in today’s society; - Awake new interest for the education of art in students. Students worked in groups, using a mobile phone with camera and observing carefully the environment so that they could photographically record all the evidence of the proposed content. In the results of this study, there are evidences of autonomy, motivation and cooperation development. There is also evidence that the mobile phone takes part in the skill acquisition in EVT (Arts), as well as, in developing interest for artistic education.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/14536
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf2,33 MBAdobe PDFView/Open
FOTOGRAFIAS.zip275,78 MBUnknownView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID