Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/14189

TitleO papel da estética e da teoria crítica na pedagogia de educação de adultos
Author(s)Barbosa, Fátima
Pereira, Sílvia Raquel
KeywordsEstética
Educação
Educação de adultos,
Teoria crítica
Issue date8-Nov-2011
Abstract(s)A sociedade actual é fruto de uma racionalidade instrumental que privilegia a técnica, privando assim o modelo de educação integral. Neste trabalho, pretendemos apresentar diferentes alternativas para a transformação da educação enquanto promotora da transformação individual e social. Baseando-nos nos princípios fundamentais da teoria crítica aplicados à educação, exploramos os contributos da estética e da teoria crítica para a construção de uma pedagogia crítica e emancipatória, nomeadamente no que concerne a educação de adultos. A estética apresenta-se sobretudo como uma possibilidade de dar sentido a um projecto educativo, constituindo-se como uma alternativa ao monopólio do conhecimento científico nos nossos sistemas educativos.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/14189
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O papel da estetica e da teoria critica na pedagogia de educação de adultos.pdf223,49 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID