Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/14159

TitleDeformabilidade, comportamento à fadiga e resistência à deformação permanente de misturas betuminosas de alto módulo para camadas de base
Author(s)Capitão, Silvino Dias
Santos, Luís Picado
Pais, Jorge C.
KeywordsFadiga
Deformabilidade
Misturas betuminosas
Issue dateNov-2004
PublisherCentro Rodoviário Português (CRP)
Abstract(s)As misturas betuminosas de alto módulo de deformabilidade (MBAM) para camadas de base de pavimentos têm sido utilizadas com sucesso, particularmente em França, ao longo de quase duas décadas. No entanto, a experiência da utilização de tais materiais em Portugal é reduzida. Por isso, estudaram-se MBAM produzidas com betume duro, e com uma mistura de agregados graníticos com uma dimensão máxima de 25 mm. O estudo que se apresenta permitiu avaliar o comportamento mecânico daquele tipo de materiais, para condições de ensaio capazes de representarem razoavelmente as condições climáticas portuguesas. Neste artigo analisam-se os resultados laboratoriais de caracterização mecânica a que se chegou, designadamente no que se refere a módulos de deformabilidade, ângulos de fase, comportamento à fadiga e resistência à deformação permanente. Na formulação levada a cabo, adoptaram-se também procedimentos de ensaio que permitiram avaliar em laboratório o desempenho mecânico de provetes recolhidos em trechos experimentais. Além disso, a caracterização mecânica das composições estudadas incluiu provetes produzidos em laboratório, os quais reproduziram aproximadamente, em termos volumétricos, os espécimes recolhidos no pavimento. São propostos indicadores de desempenho que podem servir de base ao desenvolvimento em Portugal de especificações técnicas e critérios de formulação baseados no desempenho mecânico para MBAM. Para as condições de ensaio adoptadas, foi possível propor algumas expressões de previsão das propriedades mecânicas avaliadas. Neste artigo, para além da descrição e discussão dos resultados do estudo, pretende dar-se uma contribuição para o que deve constituir o estudo do comportamento mecânico de misturas de alto módulo para o seu emprego na construção de pavimentos rodoviários em Portugal.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/14159
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEC-VC - Comunicações a Conferências Nacionais


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID