Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/14087

TitleOs publicitários são mesmo uns exagerados? : A metáfora e a metonímia na publicidade
Author(s)Teixeira, José
KeywordsPublicidade
Metáfora conceptual
Linguística cognitiva
Metonímia
Issue date2011
PublisherUniversidad de Extremadura. Facultad de Filosofía y Letras
Abstract(s)A publicidade é sem sombra de dúvida um dos fenómenos sociais mais globalizantes e simultaneamente estruturadores das sociedades contemporâneas. Sem publicidade não poderia funcionar uma sociedade de interconexões, urbana e baseada nos modelos económicos que suportam a nossa maneira de viver atual. Não é de estranhar, portanto, que a publicidade, enquanto processo destinado a informar e convencer, cavalgue as técnicas comunicativas das línguas naturais. Entre tais “técnicas”, “processos”, “mecanismos”, “figuras” (os nomes são vários e nem sempre entendidos como sinónimos) encontram-se dois que as modernas ciências cognitivas (sobretudo a Psicologia, a Neurologia e a Linguística) vêm evidenciando como processos omnipresentes e extraordinariamente produtivos na forma como concetualizamos e referimos o mundo: os mecanismos metafóricos e metonímicos.
Advertising is undoubtedly one of the most social globalised phenomena and simultaneously has a structuring dimension inside contemporary societies. Without advertising, our post-modern society of interconnections and based on the economic models which support our way of life could not function. So, it is not surprising that advertising, as a process intended to inform and persuade, uses all the techniques of natural language communication. Among such "techniques", "processes", "mechanisms", "figures" (the names are different and not always understood as synonyms) there are two which modern cognitive sciences (particularly psychology, neurology and linguistics) have been showing as ubiquitous and extraordinarily productive processes in the way we refer and conceptualize the world: the metaphorical and metonymic mechanisms.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/14087
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEHUM - Artigos em livros de atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PubliciCaceresREPOS.pdf1 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID