Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/14034

TítuloAcidentes em operações de movimentação manual de cargas na construção
Outro(s) título(s)Accidents in manual material handling tasks in the construction industry
Autor(es)Azevedo, R.
Orientador(es)Teixeira, José M. Cardoso
Barroso, Mónica Frias Costa Paz
Palavras-chaveQuedas
Acidentes de trabalho
Movimentação manual de cargas
Construção
Equilíbrio postural
Falls
Work-related accidents
Manual material handling
Construction industry
Postural balance
Data20-Jul-2011
Resumo(s)A temática dos acidentes de trabalho na Construção tem sido alvo de investigação frequente, através da publicação de diversos estudos centrados nas causas e circunstâncias destes acidentes. Estes estudos são unânimes em considerar este sector como aquele que regista o maior número de acidentes mortais, estando o fenómeno mais comum associado a quedas em altura. Pese embora a importância dos acidentes por quedas em altura, quer pela sua incidência, quer pela magnitude das suas consequências, não deve ser desprezada a importância dos acidentes gerados por quedas ao mesmo nível, que embora menos frequentes podem, em obra, trazer danos significativos para os trabalhadores. Estes acidentes estão, de acordo com a literatura, associados a escorregamentos ou tropeçamentos em obstáculos ou estruturas presentes em obra, sendo potenciados pela desorganização típica de um estaleiro de Construção. A movimentação manual de cargas é, ainda, uma tarefa bastante frequente em inúmeras actividades associadas ao processo construtivo e envolve a manipulação de objectos de dimensões e pesos consideráveis, que para além de dificultarem a sua manipulação, perturbam o equilíbrio postural do trabalhador e a percepção de factores de risco, potenciando situações de tropeçamento, que podem resultar em queda. Porém, o estudo destas tarefas para a ocorrência de acidentes em obra tem sido residual. A presente tese de doutoramento pretende compreender o contributo da movimentação manual de cargas para a ocorrência de acidentes por queda. Para o efeito, foi desenvolvido, com base na revisão bibliográfica de anteriores modelos de causalidade de acidentes na Construção, um modelo conceptual e realizadas entrevistas de focus groups a 44 especialistas ligados ao sector. Por último procedeu-se à simulação laboratorial de casos com recurso a trabalhadores da Construção. Os resultados obtidos, através das entrevistas de focus groups, permitiram validar o modelo, compreender o contributo de cada uma das variáveis na génese de acidentes em obra e sustentar a simulação laboratorial de casos. As entrevistas de focus groups colocaram em evidência a idade, a força muscular, as capacidades cognitivas, a motivação, a formação, a percepção de risco, as características do objecto, a utilização estruturas temporárias, as características da tarefa, o planeamento da Construção/segurança, a supervisão das tarefas, as características do local de trabalho como factores de elevada importância na ocorrência de acidentes, durante a realização de operações de movimentação manual de cargas. A simulação de casos, através da análise cinemática de trabalhadores da Construção, durante o desempenho de tarefas envolvendo a movimentação manual de cargas, permitiu compreender, na prática, o contributo destas tarefas para a ocorrência de acidentes em obra. A análise estatística dos dados obtidos sugere uma alteração no padrão de marcha do trabalhador, aquando da transposição de obstáculos, potenciando a probabilidade de ocorrência de acidentes em obra. O estudo que se apresenta tem a particularidade de confrontar conhecimentos associados à engenharia, segurança, ergonomia e biomecânica, colocando em evidência a necessidade de multidisciplinariedade na resolução de problemas relacionados com a segurança de trabalhadores, com vista à optimização de resultados.
According to literature, construction industry is the sector with the highest number of fatal work-related accidents, falls from height being the most common phenomenon. However, the importance of accidents due to same-level falls should not be underestimated. Although they are less frequent, they can, on the construction site, cause significant injuries to the workers. Falls on the same level are associated with trips resulting from the typical lack of organization in construction site. In spite of the constant technological advances and of the subsequent process automation, there are several construction industry tasks which involve frequent manipulation of various items. These items differ in their characteristics, and they can reach considerable size and weight which make their handling difficult, disrupting the worker’s postural balance and perception of risk factors, and raising the chances of tripping situations that may lead to the occurrence of falls from height or same-level falls, namely during obstacle clearance. However, the contribution of conditions and activities associated with the manual handling of loads at work has been little dealt with The purpose of this thesis was to further the knowledge about the contribution of manual material handling tasks to the occurrence of falls. For this purpose, a conceptual causal model of construction accidents was developed, based on the literature review of previous causal models. Relevant issues of the model were then followed up with focus groups interviews involving a sample of 44 industry stakeholders. The comprehension of the problem was then completed through laboratory simulation of some manual material handling tasks on the construction site involving obstacle clearance, with the participation of construction industry workers. The focus group interviews highlighted the relevance of the model and cleared the understanding of each variable in the accident chain causation. On this topic, it was concluded that Age, Muscular Strength, Cognitive skills, Motivation; Training; Risk perception, Object characteristics, Use of temporary structures, Task characteristics, Construction/safety planning, Task supervision, Site conditions, and Safety instructions were factors of major importance on the occurrence of accidents during manual material handling tasks in construction sites. Focus group results also smooth the progress of selecting variables for future laboratory simulation. Laboratory based simulation, through cinematic analysis of construction workers during the performance of manual material handling tasks, allowed the understanding of the contribution of these tasks to the occurrence of accidents in construction sites. Data analysis of the results obtained, through laboratory based simulation, has shown a perturbation of worker’s gait pattern during obstacles clearance when performing manual material handling tasks. These changes increase the likelihood of tripping over the obstacle and thus the probability of falls in construction sites. This research study has the particularity of merging information from several knowledge areas, such as safety engineering, ergonomics and biomechanics, showing the importance of having a clear perception of the problem to better understand the prevention process of workrelated accidents.
TipodoctoralThesis
DescriçãoTese de Doutoramento em Engenharia Civil
URIhttp://hdl.handle.net/1822/14034
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:C-TAC - Teses de Doutoramento
BUM - Teses de Doutoramento

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