Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13963

TítuloTherapeutic responsiveness as a moment-by-moment process of alliance: development of a conceptual-empirical model and an observational system
Autor(es)Sousa, Zita Castorina Ribeiro de
Orientador(es)Ribeiro, Eugénia
Horvath, Adam
Data27-Jun-2011
Resumo(s)The therapeutic alliance has been referred regularly in literature as a common factor across psychotherapy approaches with consistent associations to psychotherapy outcomes. The current challenge claims for researchers to better understand the specific therapeutic actions and interactions between the client and the therapist that account for the development of alliance. I decided to focus on Therapeutic Responsiveness hypothesizing that it has a significant role in the development and quality of alliance. My main goal was to explore and understand therapeutic responsiveness, which was believed to be a recursive and reciprocal process between the client and the therapist. Because there was not known any reliable way of assessing therapeutic responsiveness, a second goal was to develop a method to observe and analyze it as a moment-by-moment interactive process. The research project consisted of two studies that examined therapeutic responsiveness based on the observation and analysis of videotaped psychotherapy sessions. Study 1 was a discovery-oriented phase of Task Analysis, which applied conceptual and empirical analyses to intensively study therapeutic responsiveness. Fifteen psychotherapy episodes were used to define a marker whose response points to therapeutic responsiveness, and six entire sessions to explore how therapeutic responsiveness develops. The findings of this qualitative phase of research produced: (1) a prototype conceptual-empirical model that identifies essential components for therapeutic responsiveness at the micro-analytic level of the conversational interactions between the client and the therapist, (2) an observational tool with detailed criteria for identifying, analyzing, and coding the model components, and (3) a working model that elaborates therapeutic responsiveness at the level of more inclusive relational processes. Based on these empirical findings, the concept of Reciprocal Responsiveness was proposed defining a moment-by-moment process that requires a mutual interaction between the client‟s needs, the therapist‟s responses, and the subsequent client‟s reactions. Study 2 comprised reliability statistic analyses of the observational tool components, using twelve episodes to calculate the intercoder agreement on coding the therapeutic responsiveness marker – the client‟s verbal expression of needs – and ten sessions on coding the subsequent therapeutic responsiveness components – the therapist‟s response and the client‟s reaction. The findings supported the reliability and, then, the usefulness of the tool. Contributions of the empirical findings for psychotherapy practice, training and future research were discussed with the purpose of highlight reciprocal responsiveness as a psychotherapy inherent process and a promissory theme to be continuously studied.
A aliança terapêutica tem sido documentada com regularidade na literatura científica como um factor comum às diferentes abordagens psicoterapêuticas, consistentemente associada aos resultados terapêuticos. O desafio actual reclama a importância de melhor compreender as acções e interacções entre o cliente e o terapeuta que contribuem para o desenvolvimento da aliança. O meu foco de interesse foi a Responsividade Terapêutica que parece tem um papel significativo no desenvolvimento e qualidade da aliança. O meu objectivo principal foi explorar e compreender a responsividade terapêutica enquanto processo recursivo e recíproco entre o cliente e o terapeuta. Porque não há conhecimento de um modo fiável de avaliar a responsividade terapêutica, um segundo objectivo foi desenvolver um método para observá-la e analisá-la como processo interactivo que ocorre momento-a-momento em psicoterapia. O projecto de investigação consistiu em dois estudos que examinaram a responsividade terapêutica com base na observação e análise de sessões terapêuticas videogravadas. O estudo 1 consistiu na fase de descoberta da Task Analysis, que permitiu desenvolver análises conceptuais e empíricas ao serviço do estudo da responsividade terapêutica. Quinze episódios terapêuticos foram usados com o objectivo de definir um marcador cuja resposta aponta para responsividade terapêutica e seis sessões terapêuticas para explorar como a responsividade terapêutica se desenvolve. Os resultados desta fase qualitativa da investigação foram: (1) um modelo conceptualempírico protótipo que identifica as componentes essenciais da responsividade terapêutica a um nível micro-analítico das interacções conversacionais entre o cliente e o terapeuta, (2) um instrumento de observação que encerra em si critérios detalhados para identificar, analisar e codificar as componentes do modelo e (3) um modelo de trabalho que elabora a responsividade terapêutica a um nível mais inclusivo situado nos processos relacionais. Com sustentáculo nos resultados empíricos, o conceito de Responsividade Recíproca foi proposto para definir o processo que se desenvolve momento-a-momento em psicoterapia e requer uma interacção mútua entre as necessidades do cliente, as respostas do terapeuta e as reacções do cliente. O estudo 2 envolveu análises estatísticas de fidelidade das componentes do instrumento de observação, usando doze episódios terapêuticos para calcular o acordo inter-codificadores no processo de codificação do marcador de responsividade terapêutica – a expressão verbal de necessidades pelo cliente – e dez sessões terapêuticas no processo de codificação das componentes subsequentes de responsividade terapêutica – a resposta do terapeuta e a reacção do cliente. Os resultados sustentam a fiabilidade e, consequentemente, a utilidade do instrumento. As implicações dos resultados deste estudo para a prática, formação e investigação futura foram discutidas com o propósito de realçar a importância da responsividade recíproca enquanto processo terapêutico inerente à psicoterapia e tema promissor a ser continuamente estudado.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Psicologia (área de conhecimento de Psicologia Clínica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13963
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIPsi - Teses de Doutoramento

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