Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/13804

TitleImpacto dos rankings de escolas nas práticas de avaliação dos alunos do ensino secundário
Author(s)Gonçalves, Maria Eugénia Cerqueira
Advisor(s)Silva, Manuel António Ferreira da
KeywordsAvaliação educacional
Políticas educativas
Estado
Exames nacionais
Rankings de escolas
Educational evaluation
Educational policies
State
National exams
School rankings
Issue date2010
Abstract(s)O presente estudo teve como principal objectivo analisar o impacto dos rankings de escolas nas práticas de avaliação dos alunos do ensino secundário. Através de uma metodologia híbrida, embora de predominância qualitativa, foram aplicados três inquéritos por questionário a duzentos e sete professores do ensino secundário das oito disciplinas visadas nos rankings das quinze escolas com ensino secundário no distrito Alfa; aos quinze directores e aos quinze presidentes dos conselhos gerais respectivos. Por recurso a escalas de tipo Likert, procurou-se estudar as opiniões dos professores, dos directores e dos presidentes do conselho geral sobre aspectos atinentes à função do ensino secundário; aos efeitos da obrigatoriedade dos exames nacionais; às condições para que os alunos obtenham bons resultados nos exames nacionais; às medidas adoptadas após a publicação dos rankings de escolas; e aos efeitos da publicação dos rankings de escolas na prática avaliativa dos professores. O estudo teve como principais referentes teórico-conceptuais as perspectivas críticas da avaliação educacional e o Estado de bem-estar social considerado como a forma mais justa de organização social até agora construída pela humanidade. A partir da análise dos resultados obtidos podemos inferir que, a existir impacto dos rankings de escolas nas práticas de avaliação dos alunos do ensino secundário, este ocorre sobretudo no plano informal, não significando relevância para a vida da organização escolar, uma vez que não se tem evidenciado a resolução dos problemas de fundo das escolas com resultados mais fracos, nem a inversão dessa mesma situação.
This study's main objective was to analyze the impact of school rankings in the evaluation practices of secondary school students. Through a hybrid methodology, although predominantly qualitative, were applied three questionnaire surveys to two hundred and seven secondary school teachers of the eight subjects covered in the rankings of the fifteen schools with secondary education in the Alfa district, the fifteen directors and the fifteen general council presidents respective. Using Likert scales, we tried to study the opinions of teachers, directors and general council presidents on issues relating to the function of secondary education; the effects of national exams; the conditions to obtain good results in national exams; the measures adopted after the school rankings´ publication; and the effects of school rankings´ publication in the teachers´ evaluation practices. The study was designed with the theoretical, conceptual and critical perspectives of educational evaluation and the well-fare state considered as the fairest model of social organization built by mankind. By analyzing the results we can infer that, if there is any impact of school rankings in secondary school students´ evaluation practices, this occurs mainly at an informal level, meaning no relevance to the school life´ organization, because there is no evidence of the resolution of the substantive problems in schools with poor outcomes, or the inversion of that situation.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/13804
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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