Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/13691

TitleA avaliação na educação pré-escolar e a utilização do portefólio
Author(s)Gaspar, Daniela
Silva, Ana Maria Costa e
KeywordsEducação pré-escolar
Avaliação
Portofólio
Pre-school education
Curriculum assessment
Portfolio
Issue date2010
PublisherUniversidade do Minho
Abstract(s)A comunicação que apresentamos, resulta de um estudo de caso realizado com Educadores de Infância, no âmbito da Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização de Desenvolvimento Curricular. Ao longo das últimas décadas, devido às mudanças e transformações sociais, as concepções em relação à educação pré-escolar alteraram-se significativamente e começou a sentir-se uma necessidade permanente de instituições onde as crianças pudessem ficar em segurança e recebessem os cuidados primordiais ao seu pleno desenvolvimento e formação. Por estas razões, a educação pré-escolar conquistou um lugar de destaque no meio educativo o que conduziu à redacção de documentos oficiais que apoiam e ajudam os educadores a planificar e a desenvolver a prática pedagógica. Assim, a problemática central do nosso estudo é compreendermos como é que os educadores avaliam as crianças na educação pré-escolar e se os educadores de infância recorrem ao portfolio para avaliarem as crianças. Os nossos principais objectivos investigação são: conceptualizar o conceito de avaliação na educação pré-escolar, bem como, identificar e caracterizar as principais práticas avaliativas utilizadas pelos educadores de infância para avaliarem as aprendizagens significativas adquiridas pelas crianças e o seu desenvolvimento; compreender se os educadores recorrem à construção de portfolios para a avaliação das crianças na educação pré-escolar; identificar as razões da utilização de portfolios e reconhecer/identificar os conteúdos considerados relevantes pelos educadores na construção de portfolios. Para tal, recorremos a um estudo de tipo qualitativo, através da realização de entrevistas semi-directivas a educadores de infância de quatro instituições diferentes: 2 da rede pública e 2 da rede privada da educação pré-escolar. Do estudo realizado, ressaltamos como principais conclusões que a avaliação actualmente é uma prática diária na educação pré-escolar. Através dela os educadores observam a evolução das crianças e as suas necessidades. Também concluímos que os educadores recorrem a diferentes instrumentos de avaliação. No que diz respeito ao portfolio, poderemos dizer que, cada vez mais, os educadores recorrem a este instrumento de trabalho e de avaliação na sua prática pedagógica. Porém, a grande maioria dos entrevistados evidencia muitas dúvidas sobre a sua forma de elaboração/organização, bem como, quais os principais conteúdos que deve conter neste nível de ensino. Isto demonstra-nos que seria importante e necessário existir formação específica sobre este instrumento como meio de trabalhar e evidenciar as aprendizagens das crianças.
The communication we present results from a case study done with infant teachers, in the context of the Education Science Master Degree’s Essay, Curricular Development’s specialized area. Through the last decades, due to the changes and social transformations, the conceptions related to pre-school education changed significantly and a permanent need of institutions where children could stay safety and receive the primary cares to their development and education has been started to feel. For those reasons, pre-school education conquered a spot line in the educational environment, which leads to the production of official documents that support and help teachers to plan and develop the pedagogical practice. Therefore, the main subject of our study is to understand how infant teachers evaluates children in pre-school education and if they use the portfolio in order to do that. The main goals of the investigation are: to conceptualize the assessment concept in pre-school education, as well as identify the main evaluative practices used by infant teachers to evaluate the significant learning acquired by children and their development; to understand if infant teachers use portfolios in order to evaluate children in pre-school education; identify the reasons to the use of the portfolio and recognize/identify the contents that are considered relevant by infant teacher in the portfolio. Therefore, our goal is to conceptualize the assessment concept in pre-school education, as well as identify the main evaluative practices used by infant teachers to evaluate the significant learning acquired by children and their development. In order of that, we have developped a qualitative type study, through the realization of semi-directed interviews to infant teachers of four different institutions: 2 from the public network and 2 from the private network of pre-school education. The main conclusions taken from the study is that, nowadays, evaluation is an everyday practice in pre-school education. Through it, infant teachers monitor children evolution and their needs. We also conclude that infant teachers use different evaluation tools. About the portfolio, we can say that infant teachers use more and more this instrument of work and evaluation in their pedagogical practice. However, the great majority of the interviewed showed many doubts about their production/organization way, as well as what are the main contents that this level of education should include. This shows us that it would be important and necessary to have specific specialization about these instruments as a way of working and show children learning.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/13691
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Volume de Atas / Proceedings
CECS - Comunicações / Communications

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