Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13689
Título: | Identidade(s), práticas docentes e sucesso educativo dos alunos : alguns resultados de um estudo longitudinal |
Outro(s) título(s): | Identity(s), practice teachers and educational success of students : some results of a longitudinal study |
Autor(es): | Herdeiro, Rosalinda Silva, Ana Maria Costa e |
Palavras-chave: | Identidades Desenvolvimento profissional Práticas docentes Sucesso educativo Identity(s) Professional development Practice teachers Educational success |
Data: | Abr-2010 |
Editora: | Universidad de A Coruña |
Revista: | Revista galego-portuguesa de psicoloxía e educación |
Resumo(s): | Este texto insere-se numa investigação em
curso, no âmbito de uma tese de doutoramento
em Ciências da Educação, cujo objectivo
é perceber o impacto da recente legislação
– Estatuto da Carreira Docente (ECD) e
respectiva regulamentação da Avaliação do
Desempenho Docente (ADD) – no modo
como os professores percepcionam as suas
práticas e o seu desenvolvimento profi ssional.
Tendo como referência os objectivos desta
investigação, é nossa pretensão, neste texto,
apresentar alguns resultados do estudo empírico,
incidindo essencialmente na relação entre
as práticas e o desenvolvimento profi ssional
dos docentes com o sucesso educativo dos
alunos, à luz da legislação recente.
Neste texto iremos explicitar as perspectivas
de oito professores do 1º CEB, relatadas
nas narrativas biográfi cas escritas e orais recolhidas
em dois períodos distintos – 2006 e
2008 – antes e depois da implementação dos
documentos legais antes referidos. Para além
das percepções evidenciadas nos textos narrativos
dos professores apresentamos alguns dos
resultados recolhidos através da aplicação de
um questionário, distribuído por 396 professores
do 1º CEB, e da análise estatística efectuada
com os testes Qui-quadrado e Teste t.
De uma forma geral, os resultados estatísticos
corroboram as percepções dos professores
referidas nas narrativas recolhidas em
2008 e indicam-nos, entre outros aspectos,
que os professores não se sentem incentivados
para criar novas situações de aprendizagem.
REVISTA GALEGO-PORTUGUESA DE
PSICOLOXÍA E EDUCACIÓN
Vol. 18, (2), Ano 14º-2010 ISSN: 1138-1663
IDENTIDADE(S), PRÁTICAS DOCENTES E SUCESSO EDUCATIVO DOS
ALUNOS: ALGUNS RESULTADOS DE UM ESTUDO LONGITUDINAL
IDENTITY(S), PRACTICE TEACHERS AND EDUCATIONAL SUCCESS OF
STUDENTS: SOME RESULTS OF A LONGITUDINAL STUDY
Rosalinda HERDEIRO
Ana Maria COSTA E SILVA
Universidade do Minho, Instituto de Educação
Campus de Gualtar, Braga – Portugal
Data de recepción: 26/05/2010
Data de aceptación: 05/11/2010
Correspondencia:
anasilva@iep.uminho.pt
52
O sucesso educativo dos alunos é colocado
em questão quando os professores asseguram
que têm menos disponibilidade para apoiar os
alunos e que se sentem desmotivados para o
trabalho docente. This text is part of an ongoing investigation, under a PhD thesis in Education Sciences, being its main purpose to understand the impact of recent legislation – Teaching Career Statute and the corresponding regulation of the Teacher Performance Evaluation – on the way how teachers see their practices and their professional development. Bearing our purposes for this investigation, we seek to present in this text some results of the empirical study, focusing primarily on the relation between teachers’ practices and professional development and the students’ educational success, under the late legislation. In this text we will explicit eight primary school teachers’ overviews, reported in oral and written biographical narratives gathered in two different time periods – 2006 and 2008 – before and after those legal documents were implemented. Besides the perceptions demonstrated in the teachers’ texts, we present some of the data we collected through the use of a questionnaire, which was handed out to 396 primary school teachers, and the statistical analysis carried out using Chi-square and T test. In general, statistical results confirm teachers’ perceptions which were mentioned in the narratives collected in 2008, and, among other aspects, show that teachers do not feel encouraged to create new learning situations. The educational success of students is jeopardized when teachers assure they have less availability to support students and feel unmotivated concerning teaching. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13689 |
ISSN: | 1138-1663 |
Versão da editora: | http://dialnet.unirioja.es/servlet/listaarticulos?tipo_busqueda=EJEMPLAR&revista_busqueda=5804&clave_busqueda=260532 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Identidade(s), Práticas docentes e Sucesso Educativo.pdf | Práticas docentes e sucesso educativo | 333,63 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |