Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13651

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro-
dc.contributor.authorCoutinho, Clara Pereira-
dc.date.accessioned2011-09-21T08:15:47Z-
dc.date.available2011-09-21T08:15:47Z-
dc.date.issued2011-08-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.issn1679-4273por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/13651-
dc.description.abstractApresenta-se um trabalho de investigação realizado com cinco turmas de professores, de diferentes escolas e áreas disciplinares no âmbito da formação contínua em contexto de prática efectiva (oficina de formação) sobre quadros interactivos. Realizou-se um questionário sobre a literacia dos mesmos relativamente às TIC, assim como ao nível de satisfação dos docentes relativamente ao tipo de formação contínua que já tinham realizado. Após nove meses da sua implementação, vinte docentes foram novamente contactados para realizarem um outro questionário sobre a aplicabilidade da formação em que tinham participado, no sentido de conhecer/compreender as possíveis alterações nas suas práticas lectivas. Tentou-se indagar qual a influência da formação contínua na prática lectiva dos professores dos ensinos básico e secundário e a importância da aplicação em contexto de sala de aula do que se aprende na formação.por
dc.description.abstractThis paper presents a research study conducted with five groups of teachers from different schools and curricular subject areas within the context of the official continuous training program in a workshop context on interactive whiteboards. A questionnaire evaluating ICT literacy, as well as the satisfaction level of teachers regarding the type of training program they had attended was driven at the end of the training program. After nine months of its implementation, twenty teachers were contacted again to conduct another survey on the applicability of the training program they had attended in order to know/understand the possible changes in their teaching practices. The goal of the study was to investigate the influence of ICT training in changing the teachers’ practices in primary and secondary education, analysing the effectiveness of the program in the integration of technologies as learning tools in the classroom.eng
dc.description.sponsorshipCIED - Universidade do Minho, Portugalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Mato Grossopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação em TICpor
dc.subjectFormação continuapor
dc.subjectQuadros Interativospor
dc.subjectICT trainingpor
dc.subjectConyinuous educationpor
dc.subjectInteractive whiteboardspor
dc.titleFormação continua de professores : integração das TICpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage139por
oaire.citationEndPage151por
oaire.citationIssue15por
oaire.citationTitleRevista da Faculdade de Educação - FAEDpor
oaire.citationVolume9por
sdum.journalRevista da Faculdade de Educação - Faedpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
139_151.pdf221,6 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID