Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13608

TítuloA biblioteca escolar como recurso preferencial da escola ao serviço do Plano Nacional de Leitura
Autor(es)Campelos, Regina Alice Madureira da Costa
Orientador(es)Silva, Lino Moreira
Data2011
Resumo(s)As transformações que, a todos os níveis, se fazem sentir na sociedade contemporânea – na política, na economia, na comunicação, nas relações interpessoais, nas situações do quotidiano, no mercado de trabalho… – exigem que se preparem os jovens para que, da escola para a vida adulta, se tornem capazes de corresponder às solicitações que lhes são feitas. Essa preparação deverá incidir sobre domínios formativos e curriculares, merecendo, entre eles, relevo especial a leitura e a literacia. Pela aquisição de competências de leitura e literacia, nas suas vertentes multifacetadas, os jovens e os cidadãos em geral tornar-se-ão capazes de melhor se realizar, enquanto indivíduos, e de participar, de modo mais interventivo, na sociedade. A constatação, a nível global, de que possuir fracas competências de leitura e literacia constitui um entrave ao desenvolvimento pessoal, à inclusão social, ao exercício da cidadania, ao emprego, ao acesso à cultura… tem feito com que sejam tomadas medidas no sentido de se proporcionar a todos os indivíduos acesso ao mundo da informação e do conhecimento. Programas internacionais, como o Manifesto da UNESCO para as Bibliotecas Escolares e o Program for International Student Assessment (PISA), são reveladores dessa intenção. Também no nosso país se tem assistido a alterações no sistema educativo e à implementação de programas de promoção da leitura e da literacia. São exemplo disso a Rede de Bibliotecas Escolares, os Novos Programas de Português, o Plano Nacional de Leitura. O presente trabalho de investigação tem como principal finalidade estudar e dar a conhecer o investimento que tem sido feito nesse domínio. Com ele, pretendemos justificar a importância da leitura e da literacia, no mundo de hoje; relevar a necessidade de dinamização da leitura e da literacia junto dos alunos, pela via curricular e pela via da dinamização de projectos, do sistema educativo e da escola; relevar o recurso à Biblioteca Escolar na formação dos alunos e na promoção de sucesso educativo na instituição escola; verificar o modo de implementação do Plano Nacional de Leitura (PNL), numa escola seleccionada, pela via da dinamização da Biblioteca Escolar. Através do estudo de caso que desenvolvemos, foi nossa intenção verificar de que modo a Biblioteca de uma escola do 2º Ciclo do Ensino Básico, do distrito de Braga, inserida na Rede de Bibliotecas Escolares, tem correspondido às intencionalidades do Plano Nacional de Leitura, estreitando laços no interior da comunidade educativa e predispondo para a leitura, a literacia, a informação e o conhecimento. Os resultados deste estudo, que confrontámos com as perspectivas de alunos, professores e pais/encarregados de educação, proporcionados pelo relatório de autoavaliação da Biblioteca Escolar, elaborado no mesmo período de tempo e na mesma escola, evidenciam que, estando-se a trabalhar no sentido correcto, ainda há um importante caminho a percorrer com vista a melhorar os desempenhos a nível da leitura e da literacia, nas escolas, tomando-se a Biblioteca Escolar como recurso imprescindível para a sua implementação. Foi nossa intenção, com o trabalho desenvolvido, apontar caminhos que, com base nos resultados obtidos, possam contribuir para melhorar o desempenho curricular e educativo de professores, alunos, escola e meio, com vista à promoção das competências básicas referenciadas.
The changes felt in contemporary society – in politics, economy, communication, interpersonal relationships, the job market ... – require preparation of the young people so that, from school to adulthood, they become capable of meeting the demands made upon them. This preparation should focus on formative and curricular areas, earning, with emphasis on reading and literacy. By acquiring reading and literacy skills, in its various aspects, the youth and citizens in general will become able to perform better as individuals and participate in a more intervening manner in society. The knowledge that having not only weak reading but also literacy skills is a barrier to personal development, to social inclusion, to the practice of citizenship, to employment, to access to culture ... has made steps to be taken towards providing all individuals access to the world of information and knowledge. International programs, such as the UNESCO Manifesto for School Libraries and Program for International Student Assessment (PISA), are revealing of that intention. Also in our country changes have been made in the educational system and programs to promote reading and literacy were implemented. One example is the School Libraries Network, the New Programs of Portuguese, the National Reading Plan. This research work has as main purpose to study and report on the investment that has been done in this area. With this study, we aim to justify the importance of reading and literacy nowadays, to emphasize the need for promotion of reading and literacy among students, through curriculum and through the promotion of projects, of the school and of the educational system; emphasize the use of School Library in the training of students and in promoting educational success in school; identify the mode of implementation of the National Reading Plan (PNL) in a selected school, through the promotion of the School Library. Through the case study we develop, our intention was to check how the library of a school in the 2nd Cycle of Basic Education, located in the district of Braga, inserted in the School Library Network, has met the intentions of the National Reading Plan, narrowing ties within the educational community and predisposing for reading, literacy, information and knowledge. The results of this study, which were confronted with the perspectives of students, teachers and parents/guardians, provided by self-assessment report of the School Library, prepared at the same time and in the same school, show that, although working in the right direction, there is still a long way to go to improve the performance level of reading and literacy in schools, taking the school library as a resource indispensable for its implementation. It was our intention with this work, to point out the way that, based on the results, can help improving the curricular and educational performance of teachers, students, school and social environment, to promote the basic skills mentioned.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13608
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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