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TítuloA abordagem da adição e subtracção em manuais escolares de Matemática do 2.º ano do 1.º CEB
Autor(es)Pires, Simão Bernardes
Orientador(es)Gomes, Alexandra
Data2011
Resumo(s)Com este trabalho pretende-se comparar a abordagem feita às operações da adição e da subtracção em três manuais escolares do 2.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do Ensino Básico. É pois nosso objectivo investigar quais as principais diferenças e semelhanças e que ideias sustentam essa mesma abordagem nos manuais em estudo. Numa revisão de literatura dividida em três partes, houve o cuidado de, na primeira parte, se conceptualizar o manual, de o perspectivar enquanto ferramenta de estudo e quanto à sua evolução no tempo, descrever as suas funções, o modo como é utilizado hoje em dia e que critérios subjazem à apreciação e avaliação dos manuais. Na segunda parte apresentam-se alguns modelos de análise de manuais escolares e as perspectivas dos diferentes autores. Na última parte da fundamentação teórica, abordam-se questões ligadas aos conceitos de números e operações, como o sentido de operação, a resolução de problemas, as formas de representação e o cálculo, dando relevância às operações de adição e subtracção pois são estas as operações em estudo. Foi utilizada uma metodologia qualitativa em que se realizou um estudo de caso. Os fenómenos em estudo são os manuais Amiguinhos (A), Fio-de-prumo (B) e Caminhos (C) que foram posteriormente confrontados no sentido de perceber as semelhanças e diferenças na abordagem feita às operações da adição e da subtracção, Os manuais foram analisados intensivamente, utilizando uma grelha de análise inspirada no enfoque ontosemiótico proposto por Godino e colegas (2006), composta por seis critérios fundamentais: linguagem, situações, conceitos, procedimentos, propriedades e argumentos. As conclusões obtidas apontam para diferenças significativas na forma de abordagem às duas operações em estudo, Por exemplo, as situações contextualizadas apresentadas para as duas operações, não ilustram todos os sentidos das operações. Para a adição apenas é apresentado o sentido de “combinar”. Em relação aos procedimentos há uma valorização dos algoritmos em todos eles sendo que em apenas um (B) se dá alguma atenção ao desenvolvimento do cálculo mental e à contextualização das situações problemáticas apresentadas. A argumentação está praticamente ausente dos manuais, excepto por dois pequenos apontamentos no manual C.
This work aims to compare the approach of addition and subtraction in three different second grade school books of the Elementary School (1.º Ciclo) as well as to analyze the main differences and similarities of those approaches. In a literature review divided in three different parts there has been the concern to define the school book in itself and to present it as study tool. Also to look at it as to its evolution, its functions, its usages nowadays and how they are chosen by teachers not forgetting which criteria underlies the appreciation and the assessment of school books. The second part illustrates some models for analyzing school books based on the ideas of different authors. The third and last piece of the theoretical part of this work talks about numbers and operations concepts, the operation’s purpose, problems solving and the presentation of algorithms, but always considering the importance of addition and subtraction, as these are the operations which are being studied. The methodology used was a qualitative one and within it, a case study. The studied phenomena are the school books Caminhos, Fio-de-prumo and Amiguinhos, which will later be compared in order to determine the differences and similarities. The documents were analysed thoroughly using a grid inspired on the ontosemiotic model proposed by Godino and colleagues (2006), formed by six basic criteria: language, situations, concepts, procedures, properties and arguments. The conclusions point to significant differences in the approach to the two operations under study. For example, the situations presented to both operations don’t illustrate all the meanings of the operations. For addition, only the “combining” sense is presented. Concerning procedures, there is a emphasis on algorithms in all school books and only one of them (B) pays attention to mental calculation and to contextualization of problematic situations. Argumentation is practically absent from the school books, except for a small remark on book C.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Ensino e Aprendizagem da Matemática)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/13586
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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