Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/13303

TitleQuando o imaginário se diz educacional
Author(s)Araújo, Alberto Filipe
KeywordsImaginário educacional
Educação
Imaginário
Pedagogia
Hermenêutica
Educational imaginary
Education
Imaginary
Pedagogy
Hermeneutic
Issue dateDec-2010
PublisherInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
JournalRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Abstract(s)O imaginário educacional é devedor da concepção romântica de educação que privilegia a formação da interioridade do sujeito (daquilo que Jung denomina de das Selbst : o si-mesmo) por meio de uma viagem iniciática sob a forma, por exemplo, do "romance de formação". Daí a necessidade de se estruturar, mediante uma hermenêutica adequada, aquilo que constitui a sustância do imaginário educacional (alegorias, metáforas, símbolos, ideologemas e mitos), ainda que este apareça de um modo geral degradado sob a forma daquilo que designamos de ideologemas. Todavia, e não obstante o imaginário educacional apresentar um sintoma, variavelmente agudo, de carência do sentido figurado, não se pode abandonar a razão educativa a um imaginário atrofiado nem deixar que uma sobreexcitação de imagens "des-educadas" atrofie a racionalidade educacional e crítica.
The educational imaginary owes the romantic conception of education that privileges the development of the interiority of the subject (what Jung names the self) through an initiatic trip over shape, for exemple, the "romance building". Thus, the necessity to study from a proper hermeneutic perspective what constitutes the substance of the educational imaginary (allegories, mataphores, symbols, ideologems and myths), even if it appears in a general degraded way as an "ideologem". Moreover, despite the fact that the educational imaginary presents a variably actue symptom of deprivation in a figure way, as well as cannot let the overexcitement of "un-educated" images reduce the crtitical and educational rationale.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/13303
ISSN0034-7183
Publisher versionhttp://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Quando o imaginário se diz educacional.pdf
  Restricted access
6,53 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID