Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13250

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Leonor Lima-
dc.date.accessioned2011-08-01T17:15:25Z-
dc.date.available2011-08-01T17:15:25Z-
dc.date.issued2011-07-15-
dc.date.submitted2010-05-10-
dc.identifier.issn1681-5653por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/13250-
dc.description.abstractO texto aprofunda uma das dimensões mais significativas do processo de construção da cultura da escola: as relações com a comunidade local. Tomando como referência uma metodologia predominantemente qualitativa e a configuração do método de estudo de caso, desenvolvemos numa mesma instituição educativa portuguesa três pesquisas que integraram, respectivamente, a dissertação de mestrado, a tese de doutoramento e uma monografia da instituição. Estes três momentos de investigação permitiram realizar uma abordagem evolutiva dos cem anos de vida de um antigo Liceu, pondo em destaque os momentos e os factores mais significativos na construção da cultura organizacional escolar. Os factores comunitários revelaram-se centrais, tanto mais que a sua influência sobre as dinâmicas escolares variava em função das orientações políticas e sócio-culturais de cada época. A partir de um conjunto diversificado de dados empíricos recolhidos, procuramos reconstituir evolutivamente os sentidos e os itinerários da relação escola-comunidade, com especial destaque para a problematização da função dos meios de comunicação social, para as relações de poder da autarquia, para dinâmicas dos pais e encarregados de educação e para o papel das instituições representativas dos interesses sociais, económicos e culturais representativos da comunidade. A identificação dos momentos e dos contextos de maior ou menor abertura da instituição ao meio local tornou-se numa vertente fundamental para a compreensão dos traços culturais e identitários historicamente sedimentados nesta instituição escolar.por
dc.description.sponsorshipCentro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherOrganización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEscola e comunidadepor
dc.subjectCultura escolarpor
dc.subjectCultura organizacional escolarpor
dc.subjectEstudo de casopor
dc.titleA cultura da escola perante a influência da comunidade : um estudo de caso numa escola portuguesapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.rieoei.org/index.phppor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage13por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleRevista Ibero-Americana de Educaçãopor
oaire.citationVolume56por
sdum.journalRevista Ibero-Americana de Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RIE artigo.pdfArtigo completo542,8 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID