Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/13230

TitleA imaginação nos braços de Vénus de Milo
Author(s)Araújo, Alberto Filipe
Guimarães, Armando Rui
KeywordsFilosofia
Ensino
Pedagogia
Imaginação
Didáctica da filosofia
Ensinar a filosofar
Philosophie
Enseignement
Pédagogie
Imagination
Didactique de la philosophie
Enseigner à philosopher
Philosophy
Teaching
Pedagogy
Philosophy didactics
Teaching to philosophize
Issue date2011
PublisherUniversidade de Coimbra. Imprensa
JournalRevista Portuguesa de Pedagogia. Extra-série
Abstract(s)A partir de textos de João Boavida sobre a didáctica da filosofia, reconhecemos o seu valor, a importância e a razoabilidade dos seus comentários e propostas para tornar o «ensinar a filosofar» uma actividade não só verdadeiramente filosófica como pedagogicamente rica e entusiasmante. Como proposta e reforço das suas reflexões, consideramos que uma abordagem do «ensinar a filosofar» através da recuperação da imaginação na actividade filosófica pode ser uma das vias mais poderosas e eficazes
À partir des textes de João Boavida sur la didactique de la philosophie, nous reconnaissons non seulement son importance et sa pertinence mais aussi la juste mesure de ses commentaires et de ses suggestions afin qu´«enseigner à philosopher» devienne une activité réellement philosophique mais aussi enrichissante et enthousiasmante du point de vue pédagogique. En allant outre les suggestion et la réflexion avancée par l´auteur dans son oeuvre, nous considérons qu´une approche de cet «enseigner à philosopher» qui passe par la récupération de l´imagination dans l´activité philosophique peut être envisagée comme un des moyens des plus puissants et des plus efficaces pour mieux affirmer la didactique de la philosophie
Taking as a starting point some texts of João Boavida on the didacticas of philosophy, we acknowledge the value, importance and reasonability of his arguments and proposals. These arguments and proposals are intended to make the «teaching to philosophize» not only truly philosophical but also pedagogically enticing, rich and enthralling. As a further proposal and reinforcement of his reflections, we consider that an approach to the «teaching to philosophize» that is powerful and efficient is by the use of imagination in the philosophical activity
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/13230
ISSN0870-418
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A imaginação nos Braços de Vénus de Milo.pdf2,7 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID